Data de publicação: 11-12-2013 00:00:00

Cães resgatados continuam no CCZ Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line

Fotos: Willian Augusto

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

Por determinação do Ministério Público, os cães que há nove anos viviam na residência da pensionista, Solange Machado de Oliveira, continuam no Centro de Controle de Zoonoses de Contagem.

Cerca de 100 cães de raças indefinidas foram resgatados na última sexta-feira (6), após reclamações de vizinhos. Os animais continuam no CCZ Contagem aguardando um local adequado.

Em entrevista, dona Solange garante que tem um veterinário que cuida dos animais e que ela mesma compra cobertores para proteger os animais.

“Os cães eram muito bem cuidados na minha casa e devido ao transporte os filhotes morreram. Os cães foram colocados todos juntos e as brigas já causaram vários ferimentos. Um cão perdeu um olho”, relata.

Mariana Liceia Campos de Oliveira, representante da ONG Proteger, disse que detectou no CCZ Contagem que os animais estão em péssimas condições e as solicitações não foram atendidas. 

“Os cães estão todos juntos, estressados. Já presenciamos vários ataques e uma cadela está em estado de choque. Os cães estão machucados, os filhotes estão expostos a contaminação e mesmo com a presença de veterinários no local, nenhum recebeu atendimento”.

A protetora de animais pede que os animais sejam tratados com dignidade. “A Solange já está providenciando a locação de um sítio para levar os animais, mas precisamos que os cães sejam bem tratados até que o local seja providenciado”.

Denúncia

Devido ao barulho e ao mau cheiro, um vizinho entrou com ação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) solicitando a retirada dos animais. Em setembro de 2011, o Ministério Público também pediu a retirada deles, alegando danos ambientais.

Segundo o CCZ Contagem, desde 2011 o Centro vem protelando os resgates na expectativa que Solange conseguisse um local adequado para os animais. O código sanitário permite a posse de até cinco animais em áreas urbanas. Uma quantidade maior só é autorizada apenas quando são filhotes, mas somente por até 90 dias.

Prefeitura de Contagem

Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde de Contagem, o CCZ foi obrigado a executar a apreensão dos animais. O Centro de Controle de Zoonoses está com a guarda dos animais e está tratando deles da melhor maneira possível.

Ainda segundo a secretaria, houve um acordo entre as partes no sentido de devolver os cães para a dona Solange, assim que ela providenciar um novo local para os animais viverem.

Dedicação

Solange Machado de Oliveira, de 57 anos, perdeu o marido, que era policial militar. A partir daí entrou em depressão. Para se superar da solidão, começou a cuidar dos bichos e passou a recolher animais de rua. No dia da apreensão eram 99 cães sob seus cuidados. Solange mora no bairro Santa Maria, em Contagem.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br