Data de publicação: 13-02-2014 00:00:00

Importância do Pré-natal

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

¹Flávia Lúcia Abreu Rabelo
²Daniele Rezende Silva
³Luciane Rodrigues Portugal

O Brasil é um país que está em desenvolvimento em diversas áreas. Na saúde, o Programa Estratégia Saúde da Família está recebendo investimentos para aprimorar a parte tecnológica e a parte dos recursos humanos no sentido de obter bons resultados no que se refere à prevenção dos agravos à saúde.

A queda da mortalidade materna nos últimos anos, uma das propostas do Programa 8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio para 2015, demonstra resultado do Programa Estratégia Saúde da Família. O interesse dos governantes em diminuir esse índice pode ser explicado porque um país com taxa de mortalidade materna elevada reflete uma assistência inadequada à mulher no período gravídico-puerperal. A maior parte das causas de morte materna são geralmente preveníveis através da realização de uma adequada assistência ao pré-natal e parto.

Toda mulher grávida tem direito à assistência de pré-natal. O Ministério da Saúde preconiza que sejam realizadas, pelo menos seis consultas durante o período gestacional. Para melhorar ainda mais o atendimento, o pré-natal pode ser realizado pelo enfermeiro, profissional que faz parte da equipe do Programa Estratégia Saúde da Família.

As gestantes devem ser conscientizadas da importância do pré-natal tanto para a saúde delas como para de seus bebês. Durante as consultas de pré-natal são avaliadas a saúde materna visando o bem-estar materno e fetal.

A mulher é investigada, pela realização do exame físico e exames laboratoriais, sobre patologias como anemia, hipertensão, diabetes, DST, infecção urinária, doenças estas que podem desencadear trabalho de parto prematuro, infecção neonatal, transmissão de doenças para o feto, hemorragias, crise convulsiva e até o óbito materno e/ou fetal.

Assim, o objetivo do pré-natal é rastrear o quanto antes os sinais/sintomas das patologias ou quando já instaladas, realizar o tratamento adequado, o mais rápido possível para que a gestação continue a se desenvolver no tempo certo e sem o risco para mãe ou para o bebê.

Uma gravidez tranquila e um nascimento seguro podem ser conseguidos através do pré-natal. Assim, é importante que toda mulher grávida busque o mais cedo possível esta assistência que cuidará da saúde do binômio mãe-filho.

¹²³ Professoras da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br