Data de publicação: 18-02-2014 00:00:00

Tuberculose

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Ilustação/Internet

¹Flávia Vanessa Lara
²Edilaine Teixeira
³Lorena Brito
4Marco Antônio
5Merlen Martins 

A tuberculose é uma doença que causa grandes problemas de saúde pública no Brasil e também em outros 21 países em desenvolvimento. É causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis transmitida pelo ar de pessoa a pessoa por meio de tosses e espirros, onde são lançados, gotículas e aerossóis, contaminados pelo bacilo.

A doença afeta principalmente pessoas que se encontram em condições desfavoráveis de vida, tais como moradores de rua ou indivíduos privados de liberdade. Acomete também pessoas desnutridas, portadores de algumas enfermidades como o diabetes, portadores do HIV, usuários de drogas lícitas e ilícitas (fumo, álcool e outros), pessoas em tratamento contra o câncer e aqueles indivíduos que convivem no mesmo ambiente com o doente sem tratamento.

O agravo atinge a todos os grupos etários, com maior predomínio nos indivíduos economicamente ativos (15-54 anos) e do sexo masculino.

É uma doença infecciosa que acomete principalmente o pulmão. Constitui-se de duas formas, primária e pós-primária com comprometimento do estado geral. Nos pacientes adultos, maiores de 15 anos a tuberculose pulmonar é a forma mais frequente atingindo cerca de 80% dos casos, já nos menores de 15 anos este percentual é de 85% podendo afetar também outras partes do organismo como: rins, ossos e meninges. Uma das formas mais graves é a tuberculose miliar decorrente de disseminação hematogênica com acometimento sistêmico, quadro tóxico infeccioso importante e com grande risco de meningite.

A principal forma de prevenção é a vacina BCG, que o recém-nascido deve tomar nos primeiros dias após o nascimento. Como medidas profiláticas deve-se evitar lugares aglomerados e contato com pessoas doentes não tratadas.

O tratamento é feito a base de antibióticos com duração de seis meses sem interrupções. Aproximadamente após 20 dias do início do tratamento o indivíduo não é mais capaz de transmitir a doença. Caso o tratamento aconteça da maneira adequada (período e dosagens), na maioria dos casos a tuberculose é considerada como totalmente curável.

¹Professora da Nova Faculdade
²³45Alunos da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br