Data de publicação: 04-04-2014 00:00:00

MedSUS: o aplicativo dos medicamentos

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

¹Flávia Lúcia Abreu Rabelo
²Fabiana de Almeida

O uso racional de medicamentos é um processo que compreende uma prescrição adequada, a dispensação orientada, disponibilidade e custo acessível da medicação e ainda seu uso na dose correta e pelo tempo adequado em intervalos definidos. Sendo assim, a informação sobre os medicamentos se torna um requisito básico para o sucesso terapêutico, assim como para a garantia da utilização de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade. Além dos profissionais da área da saúde, os pacientes ou usuários de medicamentos também devem receber informações acerca dos medicamentos, a fim de se obter melhor resolutividade dos problemas de saúde da população.

Com vistas nestes princípios, o Ministério da Saúde lançou no último mês de fevereiro um aplicativo que contém a lista de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O aplicativo, denominado MedSUS, pode ser utilizado em celulares, smartphones e tablets com sistema Android e, em breve, para o sistema iOS. Seu download está disponível na loja de aplicativos Google Play®.

A RENAME, Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira e constitui um instrumento para a promoção do uso racional de medicamentos, para a qualificação da gestão do SUS e para as ações da assistência farmacêutica. Além da RENAME, as informações sobre medicamentos contidas no aplicativo foram obtidas do Formulário Terapêutico Nacional (FTN), dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de guias e manuais publicados pelo Ministério da Saúde e do banco de dados de medicamentos registrados no Brasil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O MedSUS disponibiliza 777 apresentações, entre 427 medicamentos e 19 insumos dos três componentes da Assistência Farmacêutica (Básica, Estratégica e Especializado).

O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso dos profissionais da saúde às informações técnicas sobre medicamentos indicados pelo SUS, fornecendo informações necessárias para uma adequada prescrição e dispensação de medicamentos. Algumas das informações fornecidas no aplicativo são: princípio ativo, nome comercial, apresentação e indicação, além de aspectos farmacocinéticos, efeitos adversos, precauções e contraindicações. A pesquisa pode ser feita pelo princípio ativo, nome genérico ou nome comercial do medicamento. O aplicativo também auxilia no cálculo das doses e permite ao médico compartilhar as informações com o paciente por e-mail.

Além dos profissionais prescritores e farmacêuticos, o aplicativo também deverá ser uma ferramenta importante para os gestores e usuários do SUS, favorecendo o uso correto dos medicamentos pela população. Para os pacientes, o aplicativo conta com uma área específica denominada \"Informações ao paciente\", onde são encontradas informações como a melhor maneira de se administrar a medicação, se com água ou sucos, se em jejum ou durante a alimentação, como armazenar e cuidar adequadamente do medicamento.

Espera-se que o aplicativo auxilie todos os atores envolvidos no uso de medicamentos no Brasil a obter êxito em suas ações de promoção do uso racional dos mesmos, transformando conhecimento e informação em ferramentas para que as tomadas de decisões sejam mais eficientes na prática assistencial.

¹²Farmacêuticas, docentes da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br