Data de publicação: 29-07-2014 00:00:00

SUS passa a oferecer vacina contra a hepatite A

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação/portal da saúde

O Ministério da Saúde anunciou, nessa terça-feira (29), a disponibilidade da vacina contra a hepatite A nos postos de saúde do Brasil para crianças na faixa etária de 1 até 2 anos incompletos - no período de 12 meses. 

A vacina já está disponível nas unidades básicas de saúde pública de 11 estados (Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul) e do Distrito Federal.

Em Minas Gerais, o público alvo se totaliza em 259.808. Para o início da vacinação, o estado já recebeu 106.800 doses.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 3 milhões de crianças (95% do público-alvo) no prazo de um ano. A medida integra as ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

Com a inclusão da vacina contra a hepatite A, o Ministério da Saúde passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina no calendário. Segundo o Ministério, com a nova vacina, o Brasil passa a ofertar todas aquelas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Hepatite A

Uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. É habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves.

De acordo com a OMS, todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br