Data de publicação: 01-09-2014 00:00:00

Ministério da Saúde vai incorporar medicamento para tratar Esclerose Múltipla

Lava Jato Dias

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (30) - Dia Nacional e Conscientização sobre Esclerose Múltipla, a incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) de um medicamento para o tratamento da doença. 

O Fingolimode será o primeiro medicamento de uso oral disponível no SUS e o primeiro para a doença que afeta cerca de 30 mil brasileiros. Até então, todo o tratamento para a Esclerose Múltipla era feito por meio de medicamentos injetáveis.

A estimativa é que o novo medicamento esteja disponível na rede pública de saúde a partir de janeiro de 2015. A previsão é que o Ministério da Saúde invista, neste ano, R$ 185,9 milhões no atendimento aos pacientes com Esclerose Múltipla.

Segundo o Ministério da Saúde, o novo medicamento é mais uma alternativa de tratamento aos pacientes que não responderam aos medicamentos já disponibilizados na rede pública. Para receber o medicamento, o paciente deve ter apresentado resistência ou não ter apresentado resposta aos tratamentos com o betainterferona e glatirâmer e a impossibilidade do uso de natalizumabe, além de não apresentar contraindicação ao uso de Fingolimode.

A Esclerose Múltipla é uma doença crônica autoimune que atinge o sistema nervoso central, afetando o cérebro e a medula espinhal, interferindo na capacidade de controlar funções como caminhar, enxergar, falar, urinar, entre outras. A taxa de prevalência, no Brasil, é de aproximadamente 15 casos por 100 mil habitantes.

Fonte: Portal da Saúde

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br