Data de publicação: 14-10-2014 00:00:00

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Febre Chikungunya em MG

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: AFP

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro caso de Febre Chikungunya em uma mulher de 48 anos, residente no município de Matozinhos, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a SES-MG, a paciente não viajou para regiões endêmicas, portanto, ela teria contraído a doença infecciosa febril em Matozinhos.

Das 10 amostras suspeitas que foram coletadas e enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), cinco estão em análise, quatro foram descartadas e uma foi reagente positivo para a Chikungunya.

A Febre Chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, sendo esse último responsável também pela transmissão de dengue no Brasil.

“A doença é nova no nosso Estado e temos um fator de risco por ser transmitida por mosquitos que já são presentes em Minas, o que favorece a transmissão. Os sintomas são muito parecidos com os da dengue, como dores no corpo, nas articulações, febre acima dos 38,5°. Mas o que a torna mais perigosa são as fases em que ela pode se apresentar: aguda, que é fase mais simples; a subaguda que pode durar por três meses e a fase crônica, que pode se manifestar por meio de fortes dores articulares mesmo depois do tratamento”, explica a coordenadora Estadual do Programa de Controle Permanente de Dengue da SES-MG, Geane Andrade.

A Secretaria ainda investiga cinco casos suspeitos nas cidades de Contagem, Belo Horizonte, Montes Claros, Viçosa e Coronel Fabriciano.

Até o dia 4 de outubro, o Ministério da Saúde registrou 211 casos de Febre Chikungunya no Brasil, sendo 74 confirmados por critério laboratorial e 137 por critério clínico-epidemiológico. Do total, são 38 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Os outros 173 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão. Desses casos, chamados de autóctones, 17 foram registrados no município de Oiapoque (AP) e 156 no município de Feira de Santana (BA).

Febre Chikungunya

O vírus é transmitido pela picada da fêmea de mosquitos infectados. São eles o Aedes aegypti, de presença essencialmente urbana, em áreas tropicais e, no Brasil, associado à transmissão da dengue; e o Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais, também existente no Brasil e que pode ser encontrado em áreas urbanas em menor densidade. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.

Após um período de incubação médio de dez dias, o mosquito torna-se capaz de transmitir o vírus a um humano. Após a picada de um mosquito infectado, os sintomas da doença tipicamente aparecem após um período de incubação intrínseco médio de 3 a 7 dias. A maioria dos indivíduos apresenta doença sintomática após um período de incubação de dez dias. Porém, nem todos os indivíduos infectados com o vírus desenvolvem sintomas.

Fonte: SES-MG

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br