Data de publicação: 14-11-2014 00:00:00

Excesso de peso e sedentarismo são as principais causas do diabetes tipo 2

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

No Dia Mundial do Diabetes – celebrado nesta sexta-feira (14 de novembro), médicos alertam que o excesso de peso e o sedentarismo são as principais causas do diabetes tipo 2, que atinge 90% das pessoas com problemas em metabolizar a glicose. 

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, João Eduardo Salles, o diabetes é uma das principais causas de cegueira, de insuficiência renal, além de aumentar em até quatro vezes o risco de doenças cardiovascular.

O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo não produz insulina, enquanto a do tipo 2 se dá nos casos em que há produção da insulina, mas em quantidade insuficiente ou quando ela não é processada pelo organismo de forma adequada.

Os alimentos são digeridos no intestino e parte deles se transforma em açúcar (glicose), que é enviada para o sangue para se transformar em energia. Mas para transformar a glicose em energia, o organismo precisa de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. No diabético, a glicose não é bem aproveitada pelo organismo devido à falta ou insuficiência de insulina, o que causa o excesso de glicose no organismo, a hiperglicemia.

Estudos da Associação Americana de Diabetes mostram que uma pessoa pode reduzir as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 em 58% dos casos, ao perder 7% do seu peso corporal e fazer 30 minutos de atividades físicas diariamente.

De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, existem hoje 12 milhões de diabéticos no Brasil e 5 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Fonte: Agência Brasil 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br