Data de publicação: 17-11-2014 00:00:00

17 de novembro - Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado hoje (17) com o objetivo de alertar os homens da importância de realizar o exame de prevenção. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população masculina entre 50 e 70 anos já chega a 30,6 milhões, e esses homens se enquadram no grupo de risco a desenvolver os quase 69 mil casos da doença estimados até o final de 2014, de acordo com o último relatório do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Desses casos estimados, a região Sudeste lidera com 36 mil ocorrências. No Sul e no Nordeste estimam-se mais de 12 mil vítimas em cada região, no Centro-Oeste acima de 4 mil e no Norte 2 mil casos.

Segundo o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Sendo o sexto tipo mais comum no mundo e mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Câncer de Próstata

A próstata trata-se de uma glândula exclusiva do sistema genital masculino, localizada abaixo da bexiga. Ela tem a função de produzir substâncias que vão ajudar a tornar o sêmen mais fluido, facilitando o deslocamento dos espermatozoides. Em estágio inicial do câncer, a próstata geralmente não apresenta sintomas e, em fase avançada, ela aumenta de tamanho e pode causar dificuldade ao urinar, apresentar sangue ao expelir a urina e sensação de não conseguir esvaziar totalmente a bexiga.

Diagnóstico

Para detectar a doença é necessário a realização do exame de PSA e o toque retal. A avaliação sanguínea tem a finalidade de identificar a quantidade do PSA (Antígeno prostático específico), proteína produzida pela próstata, cujo aumento indica anormalidade. No entanto, em alguns casos é possível existir alterações sem que o exame as detecte. Por este motivo, o toque retal é fundamental para que o especialista se certifique de que a saúde da próstata está em ordem.

Tratamento

Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de escolha é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.

Fonte: Inca e Burson-Marsteller Brasil

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br