Data de publicação: 17-10-2014 00:00:00

Países do Mercosul vão ter modelo de placa unificada a partir de 2016

Foto: Divulgação

Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela vão ter modelo de placa unificada para veículos a partir de 2016. As novas placas adotadas no Mercosul vão ter 13 cm de altura por 40 cm de largura, as mesmas dimensões utilizadas hoje no Brasil.

O design será semelhante ao adotado nos países da União Europeia: fundo branco com faixa azul na parte superior. Haverá ainda o símbolo do Mercosul à esquerda, além do nome e da bandeira do país de origem do veículo. A nova identificação será formada por sete caracteres: duas letras, três números e mais duas letras.

A unificação do modelo de placa vai ajudar na circulação e segurança do trânsito entre países do bloco; no sistema de consultas às informações dos veículos; facilitará o acesso aos dados de propriedade, modelo, marca, fabricação e tipo de veículo; além de ajudar nas informações sobre roubos e furtos.

A nova estrutura será capaz de gerar até 450 milhões de diferentes combinações e a medida atingirá frota de quase 110 milhões de veículos nos cinco países. 

O modelo utilizado hoje no Brasil (três letras e quatro números) teria capacidade de chegar a 175 milhões de possibilidades e o sistema brasileiro poderia ser mantido até 2030. Já na Argentina, o sistema atual, que possui três letras e três números, se  torna sustentável somente até 2015. Sendo assim, o padrão de placas do Mercosul já deve ser aplicado no país a partir do ano que vem.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a mudança no Brasil vai acontecer de maneira gradativa. A partir de 1º de janeiro de 2016 o novo modelo só será obrigatório em veículos novos e em automóveis que passarem por transferência de propriedade ou de local do emplacamento.

Fonte: Palácio do Planalto

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br