Data de publicação: 26-05-2014 00:00:00

9ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto começa nesta quarta (28)

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Leo Lara/Universo Produção

Na temática história de 2014, dois realizadores radicais do cinema moderno brasileiro ocupam as telas e as mesas de debate da 9ª edição Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP): Luiz Rosemberg Filho e Ricardo Miranda. O evento vai acontecer entre os dias 28 de maio e 2 de junho. 

A mostra defende o Cinema Patrimônio e realiza discussões e ações de preservação e de resgate de filmografias da produção brasileira mais relevante e marcante.

Luiz Rosemberg Filho e Ricardo Miranda trabalharam juntos nos anos 70 no longa-metragem “Crônica de um Industrial”, dirigido por Rosemberg e montado por Miranda. O filme será exibido na CineOP.

Já a homenagem da 9ª CineOP será para Cosme Alves Netto (1937-1996). O filme de abertura da CineOP será “Tudo por Amor ao Cinema”, documentário de Aurélio Michiles que resgata a trajetória de Netto.

Dentro os temas que vão ser discutidos na Mostra de Cinema de Ouro Preto estão: “Redes, cultura e produção de conhecimento”, “Redes: audiovisual, preservação e educação” e “Políticas públicas para difusão audiovisual”.

Luiz Rosemberg Filho

A mostra exibirá vários de seus projetos, entre eles os míticos “O Jardim das Espumas” (1970), “A$suntina das Amerikas” (1976), “Crônica de um Industrial” (1978) e “O Santo e a Vedete” (1982), além do curta inédito “Farra dos Brinquedos” (2014). Atualmente, Luiz está com 69 anos.

Ricardo Miranda

O cineasta faleceu, aos 63 anos, no final de março deste ano. Dele, a CineOP vai apresentar os longas “Paixão e Virtude” (2014) e “Bricolage” e o curta “A Nostalgia do Branco” (1979).

Cosme Alves Netto

Foi uma grande personalidade do cinema brasileiro e da cultura nacional. Atuou na descoberta, recuperação e conservação de filmes brasileiros de todas as épocas. Influenciou na produção de filmes de longa-metragem, curta metragem e documentários.

Fonte: Assessoria

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br