Data de publicação: 15-03-2012 00:00:00

Um operário morre e outro fica ferido após cairem de prédio

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

Dois pedreiros que trabalhavam na construção de um prédio na Rua Itália esquina com a Rua Felisberta de Carvalho no bairro Eldorado, despencaram do quinto andar nessa terça-feira (13), por volta das 16 horas.

De acordo com Luiz Gonzaga de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Contagem, várias irregularidades foram encontradas na obra durante a vistoria que ocorreu após fatalidade.

“Nenhum equipamento de segurança foi encontrado, os vãos livres dos andares não tinham nenhum tipo de proteção e a laje que caiu era muito frágil. Além disso, os operários não eram registrados e nenhum responsável técnico pela obra foi encontrado, somente o dono do prédio, Gilmar de Aquino, se encontrava no local, mas nem sabia os nomes dos operários”, disse Luiz Gonzaga.

Geniel Gomes Barbosa de 34 anos caiu direto no asfalto e faleceu na ambulância do Samu. O outro operário, Adenilton Domingos Viera, bateu nos fios da rede elétrica e de telefones ao cair, amortecendo o impacto. Depois de ser levado gravemente ferido para Hospital João XXIII, seu estado é estável e se recupera bem.

Soldados do Corpo de Bombeiro estiveram no local, vistoriaram o prédio e interditaram a obra até que as causas do acidente sejam apuradas.

Silvéria Marchesani, moradora próximo ao prédio, disse que escutou um barulho forte no momento da queda.

“Cheguei logo depois do acidente e vi os dois operários caídos no asfalto. O operário que veio a falecer estava totalmente imóvel e o outro respirava com dificuldades e gritava de dor”, informou.

As pessoas que estavam no local disseram reclamaram da demora do SAMU. A unidade móvel chegou 15 minutos depois do ocorrido.

O representante do sindicato disse que vai apurar as causas do acidente e fará o que for possível para amparar as vitimas e seus familiares.

Segundo o Conselheiro do CREA- MG, Alfredo Marques Diniz, o desrespeito à legislação teve como consequência o acidente.

“Nenhum cidadão pode dizer que não conhece a Lei para desrespeitá-la. Nesse acidente, conforme a analise visual, nota-se o desrespeito as Leis trabalhistas e de segurança do trabalho. Qualquer cidadão pode registrar uma empresa e mesmo uma construtora desde que atenda as legislações em vigor. Para saber de todas as irregularidades é necessário um levantamento geral da obra”.

A obra fica em cima de um comércio. Ambos são de propriedade de Gilmar de Aquino. O comerciante foi procurado para dar esclarecimento, mas não foi encontrado.

Acidentes na Construção civil no Brasil

A construção civil é o setor que mais cresce no mundo, mas esse título também vem acompanhado do setor em que mais acontecem acidentes.

Em 2009, foram notificados 54.142 acidentes do trabalho na construção civil, segundo dados da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev). Desses acidentados, 25% não foram comunicados ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Nesse caso, os trabalhadores não conseguiram benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br