Data de publicação: 11-05-2012 00:00:00

Dia das Mães agita o comércio de Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Robson Rodrigues


O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio e exemplifica duas características que lotam as lojas – amor e promoção. A relação entre consumo e o sentimento materno, tem propiciado um cenário bastante lucrativo e, com isso um aumento real nas vendas para o comércio. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem e Ibirité (CDL) aposta em um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o presidente da Câmara de Lojistas de Contagem e Ibirité (CDL), Frank Sinatra Santos Chaves, os comerciantes da região estão focando no bom atendimento, nas promoções e no esforço para atingir a meta de vendas. Segundo amostragem realizada pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) junto a mais de 50 varejistas de diversos segmentos, o Dia das Mães reserva um incremento de 8% nas vendas, em comparação a mesma data de 2011.

Levando-se em consideração que todos os filhos desejam presentear suas mães, a data se tornou um “segundo natal” para o mercado. A Alshop afirma que os setores que têm chance de
melhor desempenho são o de vestuário e moda, calçados, eletrônicos e perfumaria.

Entre os itens mais procurados nas lojas durante as compras de Dia das Mães estão os artigos para o lar e objetos de decoração; CDs e DVDs; bijuterias e acessórios; roupas e sapatos, eternas vedetes das mulheres; além de perfumaria e cosméticos. E como as mulheres estão cada vez mais ligadas à tecnologia, itens como tevês de LCD e LED, celulares de última geração, tablets, também figuram na preferência das mamães. Vale ressaltar que, no fim de semana dos dias 11, 12 e 13 de maio, mais de 50 milhões de pessoas deverão circular pelos mais de 800 shoppings de todo o Brasil.

Kátia Andrade, gerente de marketing do Big Shopping, afirma que o período por si só tem um apelo muito forte, o que faz os lojistas não desprezarem o lado emocional. “E estamos investindo nisso. Sabemos que a mãe é uma figura muito importante em nossa sociedade. Elas merecem carinho e os presentes”, salienta Kátia. Este ano, a campanha do primeiro shopping de Contagem, é embalada pela frase: “Mãe. Amor que você leva para a vida inteira”. E tem como mote: “Mãe é aquela que cuida, preocupa-se e sempre tem à mão o que os filhos precisam. O dia das mães é a ocasião perfeita para demonstrar a sua mãe toda a importância e amor que ela merece.

Esse ano, o Big vai te dar uma ajudinha: A cada R$100,00 em compras, você ganha um prático porta bolsa. Ela merece, né? Afinal, sua mãe já carregou peso demais naqueles nove meses!” Outra estratégia do Big Shopping é usar nas campanhas alguns clientes convidados, representando mães e filhos. Kátia afirma que a iniciativa está agradando a todos. “Os nossos clientes estão se tornando estrelas publicitárias. Alguns já se transformaram em modelos de verdade”, disse a gerente de marketing.

O centro de compras espera aumentar em 15% as vendas neste ano. Já no Itáu Power Shopping vai sortear três vale-compras no valor de R$ 20 mil. A cada R$ 150,00, o cliente ganha um cupom para participar da promoção que tem a frase: “Você compra o presente da sua mãe e ela usa com o que mais gosta: compras.” No vídeo produzido para a TV, as mães, como a dona de casa Hilda Resende, afirmam que o presente não é o mais importante, mas sim a relação com o filho e a família.


Por outro lado, Hilda sente-se feliz no próprio dia e pelos agrados. “Todos gostam de ser lembrados, principalmente no dia que é dedicado a você. Já virou uma tradição, as pessoas gostam de presentear as mães, mesmo que seja apenas com uma lembrancinha”, afirma Hilda.

COMÉRCIO ELETRÔNICO

O sentimento de gratidão às mamães se transformou em um importante dia para a economia brasileira e no mundo virtual, este sentimento está se tornando ainda mais importante e rentável. Em 2011, só com o comércio eletrônico, o país movimentou mais de R$ 750 milhões. Dados do eBit afirmam um crescimento de 25% nas vendas, chegando a um faturamento de R$ 960 milhões, contra R$ 760 milhões no ano passado. Isso se deve a facilidade e
comodidade das compras.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br