Data de publicação: 20-09-2012 00:00:00

Rádio comunitária: a mídia cidadã feita pelo povo para o povo

B&D Contabilidade

Foto: Robson Rodrigues

Por Robson Rodrigues

A proximidade com a capital e a facilidade de sintonizar rádios e TV’s com programações de Belo Horizonte dificulta a obtenção de concessões para a cidade de Contagem. Em um passado não muito distante operaram no município a TV Contagem e a Rádio Líder FM.

Ambos os veículos de comunicação não tiveram sucesso na cidade, mas a falta de planejamento, de apoio do poder público e do empresariado local, além do pequeno alcance do sinal UHF, decretou o fim da rádio e TV. Com isso, vários projetos alternativos surgiram e as rádios comunitárias foram a opção encontrada para comunicar com a população.

Rádio Vitória é uma das emissoras comunitárias de Contagem

A Associação Comunitária Vitória de Radiodifusão – ACVR é uma rádio comunitária foi para o ar pela primeira vez no dia 27 de setembro de 2001. Segundo o diretor Fábio Lopes, foram necessários quatro anos e oito meses para conseguir a concessão da emissora.

Fábio conta que processo quase prescreveu, foi uma luta, mas a comunidade foi persistente e conseguiu a documentação sem nenhuma ajuda política. “Somos uma rádio independente que tem o apoio da comunidade. Todos participam como voluntários ajudando na administração e na programação, explica”.

A programação é bem diversificada e o jornalismo é diário. No programa “A Voz da Comunidade”, produzido pelo repórter Edson Machado, os moradores tem a oportunidade de reclamar e ouvir as queixas dos cidadãos.

Aos domingos, a rádio transmite ao vivo a “Missa em Seu Lar”, direto da Paróquia Jesus Operário do bairro Petrolândia. Depois da missa inicia um programa só com músicas caipiras e histórias. Um especial com músicas da época da “Jovem Guarda”, que segundo o locutor Custódio Romão, é sucesso de audiência. Ainda no domingo, tem um programa de esportes com as notícias de cultura e cidade.

“A rádio sobrevive das mensalidades pagas pelos comerciantes associados. A partir de R$ 50 é possível participar do apoio cultural que ajuda na manutenção da rádio. Atualmente são 20 voluntários envolvidos diretamente na rádio, entre eles, 12 locutores que fazem 12 programas diferentes”, explica Fábio.

Rádio Vida FM e Rádio Abóboras FM

Como as rádios comunitárias tem um pequeno alcance limitado pela baixa frequência, se faz necessária a existência de várias rádios para comunicar com a população. Por isso outras rádios foram criadas em Contagem.

A Rádio Vida FM 87,9 da Associação Comunitária de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Projeto de Vida, foi criada por Giovanni Alexandre Silva, em março de 1999. A Rádio Vida é legalizada e se consolidou no município como referência na prevenção e no tratamento do uso indevido de álcool e outras drogas.

A Rádio Abóboras FM opera na frequência 97,9 e está há 13 anos no ar. A emissora funciona no bairro Eldorado e possui uma grade de programação bastante diversificada. A seleção musical é de bom gosto e supera muitas rádios de grande porte.

Segundo Francisco Assis Campos, advogado e colaborador do Projeto, a Rádio Abóboras é da comunidade. “Todos participam e decidem em conjunto. Acreditamos que as regras impostas pela Lei nº 9.612/98, que afirma (“A manifestação do pensamento, a criação e a informação não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”), inviabiliza qualquer rádio comunitária, então decidimos operar de forma independente, sem a interferência do poder público”, explica Campos.

O advogado acredita na democratização e regulamentação dos veículos de comunicação social e entende que é preciso uma lei que se aplique à todos os tipos de rádios. Campos sugere que se o controle sobre a comunicação social for necessário, deverá ficar a cargo da comunidade, através de conselhos compostos pelos cidadãos.

Outras rádios existem, mas ainda não conseguiram a concessão da Anatel. Por isso, seus representantes preferiram não se manifestar. Mas de acordo com os idealizadores, a missão destes projetos é a mesma: levar informações para a população.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br