Data de publicação: 03-05-2013 00:00:00

Dia do Trabalhador é amplamente comemorado em Contagem

Lava Jato Dias

Fotos: Warlei Moreira

Clique aqui e veja as fotos

Clique aqui e assista a matéria da Contagem TV

Há trinta e sete anos, a praça da Cemig é palco para a celebração da Missa do Trabalhador. Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa de 1º  de Maio presidida pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Luiz Gonzaga Fechio e concelebrada pelo Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora Aparecida, frei Luiz Antônio Pinheiro.

Como acontecem todos os anos, os movimentos sindicais estiveram presentes. A CUT (Central Única dos Trabalhadores) distribuiu panfletos com as principais reivindicações.

Já o Sind-saúde Contagem exibiu faixas do Comitê Mineiro de Apoio as Causas Indígenas. Os índios chamaram a atenção com suas festes, pinturas corporais e artesanatos.

Mas quem protestou foi o aposentado, Paulo Bossi, que aproveitou a missa para recolher assinaturas para a fundação do PAI, Partidos dos Pensionistas, Aposentados e idosos do Brasil.

“Precisamos criar o partido já no próximo ano, e com o apoio de todos os aposentados. É imprescindível termos uma bancada no Congresso Nacional para nos defender”, explica Bossi.

Missa

A missa teve a participação de fieis de setenta e oito paróquias da região metropolitana. Trabalhadores que foram agradecer e pedir proteção de São José, protetor dos operários.

No final da celebração dom Luiz Gonzaga abençoou os fiéis e disse que o trabalho, com sua importância, seja motivo de valorização do próximo e do próprio patrão.

“Espero que as pessoas possam sentir que o trabalho não se resuma somente às oito horas de cada dia, mas o trabalho seja para que o ser humano se transforme na imagem e semelhança de Deus”, deseja.

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, falou sobre a simbologia da Missa do Trabalhador.

“Essa celebração tem o significado de fortalecer os direitos dos trabalhadores, de fortalecer a mulher trabalhadora que luta pela igualdade de direitos, de fortalecer a renda do trabalhador junto com a renda nacional e bandeiras importantes como a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, além de fortalecer o mercado de trabalho”, ressalta.

Festa do Trabalhador de Contagem

A comemoração do Dia do Trabalhador se estendeu em Contagem. Na Praça do Divino, região da Ressaca, aconteceu à Festa do Trabalhador de Contagem, evento realizado pelas Centrais Sindicais em parceria com a prefeitura.

A festa foi gratuita, vários shows animaram o publico e a rua de lazer, fez a alegria da criançada.

O vereador de Contagem, Eduardo Sendon, disse que a festa é um sinal de prestigio para os moradores da região.

“Eu desejo a todos os trabalhadores do Brasil muita saúde, felicidade e alegria. É a primeira vez que acontece aqui a festa do trabalhador. Isso nos mostra que o poder público tem um compromisso muito grande com os trabalhadores de Contagem e em especial com os trabalhadores da região da Ressaca”, enfatiza.

A festa continuou durante todo o dia e a noite, o encerramento contou com o show da dupla sertaneja Gino & Geno, a principal atração da Festa do Trabalhador de Contagem.

Links relacionado

Aposentados protestam contra a falta de respeito, consideração e de reconhecimento

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br