Data de publicação: 18-11-2013 00:00:00

Dia Mundial da Falcoaria também foi comemorado em Contagem

WRV Produções

Coruja Jacurutú, a maior das Américas

Fotos: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

A arte de adestrar aves de rapina é comemorada no dia 17 de novembro e neste ano um evento simultâneo foi realizado nas principais cidades do planeta com o objetivo de divulgar a falcoaria e mostrar como é a atividade em diversos países. Contagem foi escolhida para ser palco do encontro em Minas Gerais.

O encontro foi realizado no sábado, 17 de outubro, na praça da Glória, no bairro Eldorado, em Contagem. As aves exóticas chamaram a atenção dos frequentadores.

Segundo o diretor Técnico da Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina - ABFPAR, diretor técnico do BH Hawking Club e morador de Contagem, João Paulo Diogo Santos, o evento simultâneo serve para unir os falcoeiros e chamar a atenção para a importância da preservação das aves de rapina.

“Trouxemos águias, falcões, corujas e gaviões para que a população pudesse ter contato com as aves. Atualmente Minas é o Estado onde a atividade é mais conhecida, mas ainda estamos trabalhando para termos a regulamentação da atividade.”, explica.

O diretor mostrou a águia chilena, uma das maiores águias e o falcão Quiriquiri, uma espécie bem comum e um dos menores falcões encontrados na natureza.

O biólogo, especialista em aves e treinador de aves de rapinas, Wellington Luiz, diz que é uma emoção trabalhar e pesquisar sobre esses animais.

“Procuramos esclarecer à população a importância das aves de rapina para a cadeia alimentar. A criação em cativeiro é importante para evitar o risco de extinção das espécies e essas aves treinadas, fazem um importante trabalho nos aeroportos espantando outras aves para longe dos aviões”, enfatiza.

Durante uma demonstração de voo de um Falcão de Coleira (falco femoralis) outro Falcão Quiri-quiri (falco sparverius) surgiu e começou a defender o território.

No dia 16 de novembro de 2011, a UNESCO declarou a Falcoaria como Patrimônio Cultural Intangível / Imaterial da Humanidade, por isso, o Dia Mundial da Falcoaria é comemorado nessa data.

Estiveram presentes no encontro falcoeiros de Brasília, Rio de Janeiro, Ipatinga, Diamantina e de Contagem, que realizam os treinamentos das aves semanalmente em várias regiões da cidade.

BH Hawking Club

O Club foi o primeiro clube de falcoaria do Brasil criado em 2011. Hoje possui cerca de 20 associados somando mais de 30 aves de rapina, dentre elas corujas, falcões, águias e gaviões, todas oriundas de criadouros autorizados pelo IBAMA. www.bhhawkingclub.blogspot.com.br

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br