Data de publicação: 02-02-2014 00:00:00

Moradores se revoltam e protestam contra a falta de segurança pública

Jornal Diário de Contagem On-Line

Fotos: Helton Oliveira

Galeria de fotos

Moradores, na maioria jovens, do bairro Novo Riacho, em Contagem, fizeram uma carreata na tarde do último sábado (1º), para reclamar da falta de policiamento ostensivo na região.

Dezenas de veículos participaram da carreata. Os cartazes e os vidros pintados pediam mais segurança e mais atenção das autoridades.

Carreata contra os roubos de veículos

A organizadora da carreata, Francieli Cesana Gandra, também teve um veículo roubado. Ela fala dos objetivos do movimento.

“Em outubro do ano passado meu carro foi roubado e quando ele foi encontrado estava depenado. A partir daí comecei a prestar a atenção na quantidade de posts nas redes sociais relatando casos parecidos aqui no bairro. Então resolvemos reunir os amigos e fazer a carreata exigindo mais policiamento”, conta.

Francieli reclama da falta de policiamento e do longo tempo de resposta aos pedidos de socorro feitos a PM.

“Além de não ter policiamento ostensivo no bairro, quando precisamos do apoio da PM a justificativa é que o batalhão não tem estrutura para atender todos os pedidos. Nas ocorrências a polícia demora a chegar”, explica.

Relato

O estudante, Emerson Cardoso Júnior, estava ao volante quando o carro da família foi tomado em assalto. Ele conta com foi a ação dos bandidos.

“Eu estava indo para uma partida de futebol com meu pai e um amigo quando fomos abordados com arma na cara. Foi muito tenso, uma experiência terrível. Felizmente não aconteceu nada conosco, além do susto”, conta.

Emerson fala sobre os prejuízos e reclama da falta de investigação dos casos de roubos.

“O carro foi encontrado depenado e perdemos os nossos documentos e objetos pessoais. Nada foi recuperado porque nenhuma investigação foi feita para essa finalidade. Ficou como estatística”, reclama.

Opinião pública

A carreata atraiu os olhares dos moradores e comerciantes da região. Na medida em que a fila de carros passava, o número de participantes aumentava. A comunidade local aplaudiu a iniciativas dos jovens da região.

Além de reclamarem da falta de segurança do bairro, os motoristas confessam que já adotam medidas de segurança para evitar os assaltos.

O motorista, Alessandro Borges de Deus, de 27 anos acha positiva a iniciativa de cobrar por mais segurança no bairro.

“A situação é grave e já tomo medidas de segurança para tentar evitar ser abordado por bandidos. Estou sempre em alerta”, afirma.

Já o técnico segurança do trabalho, Fábio Rodrigues, diz que a falta de policiamento é um problema que vem se agravando.

“Infelizmente a solução não depende somente da polícia, depende também dos governantes. A cada dia que passa o policiamento existente se torna menos eficaz”, finaliza.

No final do protesto os participantes se reuniram no mesmo local onde começou e terminou a carreata. Exibindo as faixas e cartazes, os jovens prometeram continuar com os protestos.

O canteiro central da avenida Cantagalo, próximo ao principal centro comercial da região da rua Rio Mantiqueira, se tornou ponto de encontro dos protestos do bairro Novo Riacho.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br