Data de publicação: 08-05-2014 00:00:00

Futebol e Concreto são Cinza!

Lava Jato Dias

Campo do Riachinho em Contagem
Foto: Ronaldo Figueiredo Lages

¹Ronaldo Figueiredo Lages

A magia do futebol encanta os olhos da garotada até hoje, ou melhor dizendo, encanta os olhos dos pais dos jovens mirins de hoje, todos eles vislumbrando ganho financeiro adiante.

A realidade vivida principalmente nas grandes cidades e capitais do Brasil revela que o sonho de se chegar ao auge de uma carreira do tão disputado mundo do futebol é cada fez mais difícil. Difícil porque o futebol virou “business”, grandes transações milionárias com altas cifras, estádios monumentais, mais parecidos em teatros de arenas, televisão, tv a cabo, “pay-per-view”, mulheres bonitas, dentre outros novos atrativos.

Só se esqueceu de um simples detalhe, que o futebol é uma arte popular e ele aparece espontaneamente nas classes menos abastadas e em locais onde a liberdade do brincar, em não se preocupar com o amanhã, é o sentimento mais corriqueiro, natural e ingênuo. No Brasil este talento nato brotava uns cem números de vezes todos os dias, todas as semanas.

Todos os jogos tinham não só a matriz do talento como vários e vários palcos para os artistas mirins, infantis, infanto e juniores desfilarem seus imensos talentos. Estou falando nada mais nada mesmos dos CAMPOS DE VÁRZEA, onde ali sim, desabrochava o talento puro, moleque e habilidoso de todo pé de moleque da região. Mas, o Campo de Várzea virou concreto, Shopping Center, via de trânsito rápido, viaduto, quadra sintética e, assim, a alegria ficou cinza.

O campo de várzea também servia para as festas da comunidade, tais como, festa junina, pau de sebo, barraquinhas, coroação de Ave Maria, etc. No campo de várzea todo santo dia tinha jogo de bola. As mães ficavam tranquilas, pois sabiam que seus filhos estavam lá, não ficavam horas a frente dos computadores e esquecendo-se do convívio social.

Infelizmente, os poucos campos que restam estão em condições precárias, sendo utilizados por malandros e traficantes que recrutam nossos jovens para o mundo das drogas e da bandidagem.

Precisamos resgatar os campos de várzea de nossa Contagem, com isso certamente estaremos formando cidadãos melhores e contribuindo para o crescimento da nossa cidade.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br