Data de publicação: 30-08-2014 00:00:00

De pequeno povoado a cidade referência em Minas – Contagem 103 anos

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Divulgação/Assessoria

¹Durval Ângelo

No dia 30 de agosto nossa querida Contagem celebra 103 anos de Emancipação Política e Administrativa. Celebrar o aniversário de Contagem representa não somente comemorar, mas estabelecer um marco à altura do nosso município, que figura entre os mais importantes do Estado, tanto historicamente, quanto por sua força econômica. 

Sua história vai muito além dos 103 anos de emancipação, ela passa pela instalação do posto de fiscalização e arrecadação da Coroa Portuguesa no início do século 18.

Em torno desse posto, surgiu um pequeno povoado e a população ergueu uma capela para abrigar o santo protetor dos viajantes, São Gonçalo do Amarante. Foi assim que surgiu o arraial de São Gonçalo da Contagem das Abóboras, uma homenagem ao Santo e uma referência à contagem das cabeças de gado, de escravos e mercadorias para serem taxadas.

Do pequeno povoado, erguido há quase 300 anos, Contagem passou pela instalação da cidade industrial em 1941, lutou pela democracia em 1968, com a greve dos metalúrgicos, e se tornou uma das principais cidades de Minas.

Nesse momento de celebrar o aniversário da cidade precisamos ter claro que sua história vai muito além dos 103 anos e resgatar toda a sua rica cultura.

Por isso, não poderíamos deixar de homenagear todos os contagenses; gente trabalhadora e honesta, que luta para fazer de Contagem uma cidade melhor. No aniversário do município, o presente deveria ser destinado a cada cidadão e cidadã como reconhecimento de suas lutas. O melhor presente é que tivéssemos uma cidade onde a educação e a saúde fosse prioridade.

Como homem público e contagense de coração vou continuar lutando para tornar Contagem uma cidade melhor de se viver, pois assim como na poesia de Hilton Aciole eu sei que é “na sua, na minha cidade, que se começa a ser feliz”.

Então feliz aniversário a todos os contagenses e todos que amam essa cidade e que possamos ter cada vez mais a perspectiva de dias melhores.

¹deputado estadual pelo PT/MG, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, teólogo e professor.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br