Data de publicação: 08-09-2014 00:00:00

Contagem retoma os desfiles de 7 de Setembro

Funeral Pet Diamond

Fotos: Robson Rodrigues

GALERIA DE FOTOS

No último sábado (6), a Secretaria de Defesa Social tomou a iniciativa de resgatar a tradição dos desfiles em comemoração ao dia da Independência do Brasil, em Contagem. A Parada Cívica Militar aconteceu na Avenida João César de Oliveira, da Praça Iria Diniz até o Big Shopping.

Participaram da parada os grupamentos do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil, SAMU, Guarda Municipal, Transcon, Grupos de Escoteiros e algumas escolas municipais.

Como o evento não é tradicional na cidade e teve pouca divulgação, o público foi pequeno, mas as pessoas que assistiram ao desfile agradaram e elogiaram a iniciativa.

“Tem muitas crianças que nunca viram um desfile de 7 de Setembro. Acho muito importante esse momento cívico”, afirma assistente administrativo, Sheila Romero.

As crianças que participaram do desfile foram bastante aplaudidas e as autoridades civis e militares presentes falaram da importância da parada cívica e sobre a participação das crianças e adolescentes.

“É um momento que resgatamos o civismo no Brasil. As crianças são a essência do nosso país e a participação delas é fundamental”, ressalta o comandante do 18º BPM, José Amilton Campos.

O comandante da Guarda Municipal de Contagem, Willian Cesário de Souza, diz que é muito importante comemorar a independência do Brasil também em Contagem, mostrar o civismo e o amor pela pátria. “A participação das crianças é muito importante para ensiná-las desde cedo os nossos valores cívicos”, enfatiza.

O repórter do Jornal Diário de Contagem Online perguntou o que as autoridades achavam da ideia de voltar a oferecer nas escolas públicas as disciplinas de Educação Moral e Cívica e OSPB – Organização Social e Política Brasileira, como aconteciam antigamente na maioria das escolas. Todos gostaram da ideia.

Segundo o comandante José Amilton, a educação é fundamental e seria muito importante às crianças terem um momento para cantarem o Hino Nacional e aprenderem mais sobre cidadania.

Já o comandante Willian Cesário disse que seria muito importante as crianças aprenderem desde cedo o civismo, os valores e terem amor à pátria.

Os políticos presentes também apoiam o aprendizado cidadão dentro das escolas a exemplo do vereador Eduardo Sendon, que disse ser um defensor da ideia para que voltem a ensinar nas escolas a Organização Social e Política Brasileira.

O vice-prefeito de Contagem, João Guedes, diz que é uma boa ideia voltar com a disciplina OSPB. “Seria uma maneira de abrir a mente das crianças para o amanhã. É importante evangelizar e também politizar os futuros cidadãos”, aprova.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br