Data de publicação: 28-05-2012 00:00:00

A voz do empresariado de Contagem

WRV Produções

Foto: Robson Rodrigues

Umberto Nogueira, casado, pai de quatro filhos, tem uma história de vida que se confundecom a história da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Contagem). A entidade de classe surgiu há 29 anos e Umberto faz parte dela há 26. O dono, diretor e presidente da Empresa Unocann Tubos e Conexões Ltda, sempre teve visão empresarial e esse talento foi compartilhado com a associação.

Desde que esteve presente na entidade, buscou compartilhar conhecimento e experiência para a que o município se desenvolvesse junto com os empresários e cidadãos. Na entrevista exclusiva para o Diário de Contagem, o presidente da ACIC eleito para o segundo mandato, conta quais são os objetivos pessoais e da instituição que dirige.


1 - Qual a função da ACIC para as empresas de Contagem?

A nossa principal função é coordenar e defender, os direitos e interesses dos comerciantes e industriais, inclusive em questões judiciais ou administrativas. Visamos cuidar do nosso associado. Se ele cresce, nós também crescemos.

2 - Como se tornar um associado?

Através do preenchimento de um formulário chamado ‘Proposta de Filiação “com a devida assinatura do responsável da empresa.


3 - Há quanto tempo o senhor faz parte da ACIC e o que já fez por ela?

Eu participo da entidade há 26 anos. A minha principal realização durante esse período, foi trabalhar a fim de consolidar a entidade para que ela possa influenciar a indústria e comércio, ajudando no desenvolvimento econômico e social do município de Contagem.

4 - Em toda a história da Acic, quais os maiores ganhos obtidos para os seus filiados?

São inúmeros. Entre eles, o principal foi oferecer uma série de informações precisas para que o associado possa tomar decisões corretas.

Cursos, palestras e reuniões são ações que dão oportunidade de cada um se inteirar e compartilhar conhecimentos adicionais para o associativismo. Mesmo que o ramo dos associados seja diferente, a troca de conhecimento gera excelência na atividade de cada um.


5 - Contagem é uma importante cidade do ponto de vista da arrecadação de impostos. A ACIC se baseia neste índice para reivindicar benefícios para o setor?

O setor empresarial sofre com uma série de impostos municipais, estaduais e federais. A carga tributária é muito pesada, o que dificulta o desenvolvimento das empresas e da própria cidade. Em Contagem, o aumento do IPTU para as empresas é um pesadelo. A necessidade do empresário é ter imposto mais em conta. 

O empresário precisa da contrapartida do poder público. Reivindicamos a construção do rodoanel para que o problema da mobilidade urbana seja resolvido. A infraestrutura de trânsito em Contagem está cada dia mais comprometida. Isso prejudica muito o setor de transporte.


6 - De acordo com informações de vários empresários do município, existem vários galpões abandonados em Contagem. Isso seria reflexo da política economia dos últimos anos? Por que muitas empresas migraram para outros distritos industriais. A Acic pode fazer ou fez para minimizar essa situação?

Os imóveis em Contagem ficaram muito caros. Tanto o residencial quanto as área destinadas às indústrias.

Algumas empresas estão instaladas em galpões alugados. Comprá-los tornou-se difícil devido ao alto valor imobiliário. Quando surge alguma dificuldade financeira, a empresa procura regiões mais baratas e acaba saindo da cidade.

7 - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico ajuda as empresas com estas dificuldades de instalação?

Ela procura identificar as necessidades que as empresas têm e a disponibilidade de imóveis capazes de atendê-las. A Secretaria tem uma equipe à disposição para fazer esse trabalho intermediação entre o empreendimento e o dono do imóvel.


8 – Quais ações o Sr. pretende implantar no segundo mandato à frente da ACIC?

Pretendemos divulgar mais a entidade e melhorar a estrutura física da sede, acrescentando mais um auditório e criando instalações que possibilitem a realização de cursos de qualificação profissional. Temos que levantar a bandeira da capacitação profissional.

Vamos mostrar para as empresas que com trabalhadores mais preparados vamos melhorar nossa economia

9 - Como o Sr. Se enxerga?

Umberto Nogueira é um cidadão que vive há quase meio século em Contagem e sonha em organizar a sociedade empresarial para melhorar a cidade. 

 

Por Robhson Abreu e Guilherme Reis

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br