Data de publicação: 10-12-2012 00:00:00

A sociedade precisa descobrir o marketing

Funeral Pet Diamond

Por: Breno Costa


Poucos empresários e diretores sabem realmente o que é marketing. Essa constatação é grave, já que o pensamento de marketing é fundamental para qualquer empresa.

Contudo, todas as pessoas praticam. O próprio empresário ao abrir sua empresa já está fazendo, mesmo sem saber, atividades de marketing.

Para piorar, o marketing é associado constantemente a vendas, propaganda, eventos ou a outras atividades mais visíveis. Esse é o grande problema: a sociedade ainda não aprendeu o que é marketing.

Não há dúvidas quanto ao que um médico ou um engenheiro civil faz. Mas, quando perguntamos qual o papel de um profissional de marketing, a primeira resposta que escutamos é: - ah, acho que é quem trabalha com propaganda, divulgação, essas coisas, não é? Preocupante.

Os autores dessa ciência argumentam que a função básica do marketing é realizar trocas quando há, no mínimo, dois envolvidos. Para ajudar as empresas a realizarem suas trocas, o profissional de marketing deve transitar por toda estrutura organizacional e ter acesso diretamente aos cargos mais elevados.

Dessa forma, só assim o \"marqueteiro\" poderá utilizar sua visão apurada propondo políticas mais adequadas para aumentar a satisfação do público e, consequentemente, os resultados esperados pela empresa.

Portanto, uma empresa está desperdiçando precioso investimento quando coloca sua área de marketing para supervisionar vendas ou para cuidar da comunicação.

Profissionais de marketing: vamos educar a sociedade!

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br