Data de publicação: 21-01-2013 00:00:00

Internet aliada de micro e pequenas empresas

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Estrategista de marketing, Gabriel Rossi indica como empresas de pequeno porte podem se destacar em um mercado de forte disputa e dominado por grandes corporações.

O dia a dia de micro e pequenas empresas no Brasil não é fácil. Cada vez mais as grandes corporações assumem quase que inteiramente diferentes mercados, passando a dominar nichos que antes tinham concorrentes de diferentes tamanhos.

O estrategista de marketing Gabriel Rossi elencou 10 mandamentos para que empresas de pequeno porte tenham destaque no mercado, incluindo a utilização da internet.

De acordo com o especialista, a web hoje pode ser um diferencial para estas empresas, que “com foco definido e atenção total no cliente, podem crescer e conseguir manter uma clientela fiel”.

Confira a seguir os 10 mandamentos para o sucesso de micro e pequenas empresas.

1-Evite a miopia de marketing: muitas empresas ainda focam no produto, não no mercado. É importante lembrar que o verdadeiro marketing é feito de fora para dentro. As empresas devem focar nos anseios e nas necessidades dos clientes, facilitando sua vida. Focar apenas no produto, em seu desenvolvimento, tornará o empreendimento obsoleto. As pessoas não compram produtos. Elas compram os serviços que eles oferecem. E isso, com certeza, fará a empresa ser “engolida” pelo mercado. Um exemplo: a locadora de filmes Blockbuster perdeu mercado ao olhar apenas para o seu produto, sem perceber a mudança da preferência da clientela, sem oferecer facilidade para o cliente.

2-Pense na marca desde o início – este mandamento evita a “síndrome do bebê feio”. Criar uma marca forte e constante garantirá a fidelidade do cliente, que estará menos suscetível às mudanças de preços e ofertas dos concorrentes. Invista em atributos para a sua marca, prestando valores para ela.

3-Seja flexível: hoje o consumidor é mutante. Está ultrapassado acreditar em planejamento a médio e longo prazo. O empresário deve estar atento às constantes mudanças de mercado e pensar rápido para encontrar e adotar soluções criativas e adequadas para o momento.

4- Lembre-se do pós-venda: marketing não deve ser feito apenas no momento da venda do produto ou serviço. A pós-venda franca e eficiente agregará valor ao negócio, à marca da empresa e do produto, garantindo não apenas a manutenção do cliente, mas ampliando a sua fidelidade.

5- Estimule sempre o boca a boca: a melhor forma de divulgação ainda é a convencional e que hoje ganha mais força com as redes sociais. Hoje tudo é comentado nestas ferramentas. E estes comentários ficam para sempre na internet: são os chamados rastros digitais. O boca a boca para micro e pequenas empresas, que sempre foi importante, agora deve ser virtual. Cada vez mais o consumidor utiliza a web para pesquisas sobre produtos e serviços.

6- Invista nas Mídias digitais: as redes sociais são relevantes, já está provado. Mas é fundamental investir em profissionais capacitados para prover conteúdo e monitorar as redes sociais. Aquele esquema mambembe de twittar e postar no Facebook sem padrão ou estrutura pode ser um “tiro no pé”. São canais que também podem gerar reclamações. Geralmente nesta hora se pensa em profissionalismo. Aí a situação já degringolou.

7- Entenda o novo perfil do funcionário: não existe mais equipe que quer bater ponto e receber o salário no fim do mês. Existem, sim, os nativos digitais. Independentemente de idade ou sexo, estão ansiosos por mudanças e novas oportunidades. Oferecer cursos, flexibilidade de horário e qualidade de vida à equipe garantirá um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.

8- Faça sempre networking: o que vale não é o que você faz, mas quem você conhece. E, hoje, com ferramentas como Linkedin, Facebook e Twitter é possível ampliar esta rede de contatos. Quanto mais gente souber de sua empresa ou produto, maior a chance de sucesso.

9-Invista em design: um bom design de produtos significa que primeiro você será percebido, em seguida “gostado” e depois “confiado”. O consumidor está cada vez mais emocional, se apegando à comunicação visual e as experiências de compra. Esta premissa também vale para os sites, que devem ter simplicidade, leveza e facilidade na navegação.

10-Tenha parceiros: é mais produtivo – e, muitas vezes, mais barato - investir em terceirização de determinados serviços do que contratar funcionários. Essa prática garantirá agilidade e será menos onerosa para sua empresa.

Fonte: Atelier de Imagem e Comunicação

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