Foto: Boca Boca Comunicação
Muitos empresários têm o hábito de pensar que boas propagandas têm o potencial de alavancar seu negócio, mas a propaganda é apenas a ponta do iceberg do marketing. A propaganda é apenas o que sua empresa diz.
Vamos pensar a partir de exemplos:
Está na moda o tema da sustentabilidade, responsabilidade social e preservação do meio ambiente. Embarcando nessa onda, imagine se isso ainda não tiver acontecido e que sua empresa comece a divulgar em seu material de propaganda que é socialmente responsável, sustentável, etc.
Porém, o funcionário, aquele que está em contato diariamente com quase todo o fluxo empresarial, percebe que não há campanha interna para eliminar o desperdício de água, não há interesse em melhorar a salubridade do ambiente de trabalho, dentre outros.
A partir daí esse funcionário terá toda legitimidade para desmentir a empresa para qualquer cliente. Além do mais, o funcionário de hoje pode ser o cliente de amanhã.
A empresa está mentindo por embarcar em um modismo empresarial. Mentir é grave, e o cliente não perdoa essa atitude.
Outro exemplo:
Uma grande empresa de telecomunicações que se diz ser “simples” faz o alarde necessário para apontar diretamente para o que ela não é: simples. Outra mentira. O caso é tão grave que não precisei citar o nome dessa empresa para você adivinhar qual é.
Seria melhor e mais honesto se dissesse que busca melhorar seu atendimento, o que realmente é verdade. Como nossas empresas provavelmente não desfrutam de um mercado com tão poucos concorrentes como o da telecomunicação, é melhor evitar as mentiras.
As empresas precisam ter a consciência que a comunicação melhora, mas não muda imagem, não resolve todos os problemas institucionais.
O que muda a imagem de uma empresa são suas atitudes, seu atendimento, seu relacionamento com funcionários e clientes – e enxergar as percepções, valores e atitudes dos clientes e da empresa, isso sim, é papel de um profissional especializado.
Se sua empresa não é ambientalmente correta, não comunique que é. Existem muitas pessoas que ainda não procuram por empresas socialmente responsáveis. Ainda.
Fonte: Breno Costa
DNA Consultoria
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