Data de publicação: 13-05-2013 00:00:00

Hábitos que podem refletir no trabalho e na família

B&D Contabilidade

Fotos: Robson Rodrigues

Clique aqui e veja mais fotos

A ONG Projeto Criança Feliz ministra Palestras Educativas de Integração Família-Empresa e de Combate à Violência. Na sexta-feira (10), Christiane Cardinali, falou sobre o assunto na sede da Associação Comercial e Industrial de Contagem - ACIC.

O projeto de responsabilidade social promove palestras gratuitas em empresas com a missão de identificar situações do dia-a-dia que interferem na vida dos trabalhadores e de suas famílias. A ONG cuida de 210 crianças, funciona em 20 cidades brasileiras e é mantida por empresas parceiras.

Segundo a palestrante, o projeto não tem a pretensão de mudar o mundo, mas tentar diminuir a agressividade gerada por detalhes de comportamento e por brinquedos violentos como os vídeo games.

“Se a família, pai, mãe e irmãos, não se respeitam, como poderiam respeitar um colega de trabalho? Um simples bom dia ou boa tarde tem sido deixado de lado e muitos respondem de qualquer jeito. Os problemas pessoais não podem interferir no ambiente de trabalho”, ressalta.

Cardinali conta que é comum uma pessoa desempregada aceitar tudo o que foi oferecido para conseguir o sonhado emprego.

“No início muitos se colocam á disposição e se mostram entusiasmados. Mas, em menos de um ano, essa mesma pessoa esquece que estava sem emprego e começa a agir como se estivesse carregando um fardo. Se cansam rápido e querem trocar de emprego, sem se preocuparem em fazer uma carreira profissional consolidada”, explica.

Bons hábitos

Antigamente era comum o trabalhador ter duas ou três assinaturas na carteira durante a vida profissional. Mas conforme a palestrante, isso está cada vez mais raro de acontecer.

“O mais agravante é que muitas crianças crescem ouvindo seus pais reclamando do seu trabalho, do salário e ainda dizem que não tem dinheiro para nada. Essas crianças se tornam adultos com visão deturpada do trabalho e se tornam trabalhadores com os mesmos maus hábitos que os pais”, enfatiza.

A importância de se ter bons hábitos durante a vida e a necessidade das empresas de terem funcionários com esses bons hábitos, foi frisada pela palestrante.

“Todos confessam que seus bens mais preciosos são seus filhos e suas famílias. Dizem que trabalham para sustentá-los. Mas parece que falta referência sobre o que é certo ou errado. Se o trabalhador quer prosperar, ele precisa ajudar a empresa onde trabalha prosperar também. Acordar cedo e chegar no horário, é obrigação do todos. É preciso fazer o bem para a empresa para seu próprio bem”, explica.

Cardinali alerta que os filhos seguem os exemplos dos pais. “As crianças que têm bons exemplos dificilmente serão adultos com problemas no futuro”, analisa.

Campanha do desarmamento

A ONG Criança Feliz recomenda aos pais que não presenteiem seus filhos com brinquedos violentos. Segundo a palestrante, deixar as crianças brincar com vídeo games por horas e horas é muito cômodo para os pais.

“Por isso recomendamos os brinquedos pedagógicos e principalmente conversar com os filhos, perguntar como foi o dia e falar sobre a importância do trabalho para o sustento da família. Reclamar do trabalho, do chefe ou do salário com os filhos, pode fazer com que as crianças cresçam com uma visão destorcida do trabalho. Os pais que fazem isso, correm o risco de transformar seus filhos em adultos que acreditam que o trabalho é uma coisa ruim”, explica.

ONG Projeto Criança

A ONG ministra palestras sobre relacionamento interpessoal, motivação, comprometimento, qualificação profissional e trabalho em equipe. No final, é oferecido aos participantes alguns brinquedos pedagógicos no valor de R$35,00 que além de serem um bom presente para as crianças, é a forma encontrada pela ONG de dar sustentabilidade ao projeto de responsabilidade social.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br