Data de publicação: 05-11-2014 00:00:00

Acic promove curso de gestão de MKT

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues

GALERIA DE FOTOS

A Associação Comercial e Industrial de Contagem convidou o professor Alexandre Aquino, administrador, pós-graduado e mestre em marketing para ministrar um curso com técnicas para elaboração do plano de marketing.

O curso aconteceu nos dias 27, 28, 29 e 30 de outubro, na sede da entidade empresarial e contou com a participação de colaboradores de várias empresas e empresários interessados em uma nova visão do marketing de resultados.

O coordenador de projetos da IDM Consultoria, Alexandre Aquino, tem mais de 10 anos de experiência em administração e marketing. O professor ressalta que não existe nenhuma mágica capaz de solucionar os problemas das empresas.

“É impossível fazer um plano de marketing focado somente nas vendas sem primeiro analisar as tendências do mercado, o público-alvo, o ambiente interno da empresa, a concorrência, as ameaças e as oportunidades que o mercado oferece. Além disso, é preciso cuidar da qualidade dos produtos e serviços, mas principalmente do atendimento ao cliente”, ressalta Aquino.

O professor afirma que praticamente todas as empresas possuem algum problema de produção e de atendimento ao cliente. Por isso a importância do envolvimento de todos os departamentos e o foco constante no cliente, peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

“Não trago uma fórmula mágica capaz de resolver todos os problemas. Precisamos usar todas as ferramentas capazes de nos mostrar e orientar onde estão os erros. A responsabilidade e o sucesso estão nas mãos de todos, a começar dos diretores e proprietários das empresas. O bom gestor precisa saber identificar os talentos e incentivá-los a criar soluções para as várias questões negativas que muitas vezes são desconhecidas”, afirma.

Aquino dá ênfase nas técnicas de pesquisas de satisfação e de mercado (quantitativa e qualitativa) para que seja possível conhecer melhor as empresas, os colaboradores e os clientes.

Segundo o professor, o diagrama de causa e efeito que apresenta visualmente e graficamente as causas potenciais dos problemas ocorridos na produção e os efeitos que impactam diretamente na qualidade do produto, facilita o entendimento de todo processo do ponto de vista do trabalhador da empresa.

“A ferramenta 5W2H ajuda bastante, uma vez que se trata de um checklist de determinadas atividades desenvolvidas pelos colaboradores da empresa com o máximo de clareza”, finaliza Alexandre Aquino.

5W2H: What – O que será feito (etapas); Why – Por que será feito (justificativa); Where – Onde será feito (local); When – Quando será feito (tempo); Who – Por quem será feito (responsabilidade); How – Como será feito (método) e How much – Quanto custará fazer (custo).

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br