Data de publicação: 05-01-2011 00:00:00

Vem aí, o 29º Encontro de Folias de Reis de Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Robson Rodrigues Moreira

A Folia de Reis é uma das festas mais importantes da cultura cidade e será realizado no dia 9 de janeiro, domingo, a partir das 12h, na Escola Municipal Maria do Amparo.

O encontro começou em 1982 com a participação de três grupos de folias. Hoje, a festa reúne cerca de 40 grupos de diversas cidades de Minas com a presença de aproximadamente cinco mil pessoas entre participantes e público.

O grupo “Os Conterrâneos”, idealizador da festa, conta com 17 integrantes e é formado basicamente por parentes e amigos.

Segundo o organizador e apresentador da festa folclórica em Contagem, José Darci Justiniano, o Zé Goiano, “realizar a folia é resgatar e consolidar a memória e a construção de um jeito de ser, de pensar e de agir que funciona como âncora da identidade cultural de Contagem”, observa Zé Goiano.

A Folia de Reis do Industrial faz parte do calendário oficial de eventos de Contagem e este ano abre as festividades do centenário da cidade.
 
O coordenador de Cultura, Juninho Deusemi afirma que é uma honra participar e apoiar o evento que nasce da própria comunidade. “Esta festa é um passo importante na valorização do patrimônio imaterial de nossa cidade”, afirma Deusemi.

Folia de Reis

Os reis Baltazar, Belchior e Gaspar, que foram guiados pela estrela de Belém até o Menino Jesus, são os personagens centrais desta festa, trazida de Portugal pelos colonos.

Sua comemoração era semelhante à portuguesa, pelo menos até o século XVIII, com trocas de presentes na véspera do Dia de Reis, 6 de janeiro.

Com o tempo, a Folia de Reis adquiriu traços mais populares e se misturou a novos elementos, como o candomblé, no Rio de Janeiro, ou as congadas, em Alagoas.
 
Atualmente, elas constituem um auto, em que são dramatizadas as passagens bíblicas do nascimento de Cristo, da visitação dos reis magos e da fuga da sagrada família para o Egito.

Acompanham os foliões tambores, cavaquinhos e pandeiros. A Folia de Reis é comemorada, principalmente em pequenas cidades do interior de Minas Gerais, São Paulo e Nordeste, e sobrevive nas periferias de grandes capitais.

Local da festa: Escola Municipal Maria do Amparo, na rua Professora Adalgisa Souza, 170, bairro Industrial.

Informações: Zé Goiano (31) 3362 7706

Folia de Reis de 2010

Folia de Reis de 2011

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Sorteios


Promoções


Classificados


Anuncie


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 98833-8575
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br