Data de publicação: 04-06-2014 00:00:00

Comunidade dos Arturos é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Reprodução/Contagem TV Online

A comunidade dos Arturos, que busca manter as tradições africanas, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Estadual e do Município de Contagem. 

Nesta quarta-feira (4), foi apresentado para o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Contagem o registro da comunidade para ser feito o reconhecimento. O registro foi aprovado no dia 28 de maio deste ano.

O IEPHA (Instituto Estadual do patrimônio Histórico e Artístico de Minas) foi o responsável pelas pesquisas relacionadas à comunidade e por indicar os Arturos ao Conselho Estadual de Patrimônio (Conep) para ser votado como Patrimônio Cultural Imaterial. O processo de levantamento documental, vídeos, fotografias e entrevistas foi realizado durante dois anos.

O gerente de patrimônio imaterial do IEPHA, Luis Gustavo Molinari, esteve no local para resaltar que na categoria de comunidade os Arturos são os primeiros de Minas Gerais e do Brasil a se tornarem Patrimônio Cultural. Já na categoria Imaterial, a comunidade é a terceira de Minas.

“Isso é um incentivo para que outras comunidades que possuem uma tradição tão grande quanto à dos Arturos possam também ter seus processos de inventários realizados e reconhecidos pelo Estado”, afirma Molinari.

Esse reconhecimento faz com que a Comunidade dos Arturos tenha apoio do Estado e do Município de Contagem para incentivá-los a serem mais autônomos no processo de gerenciamento das tradições e bens culturais.

A comunidade dos Arturos fica na Rua da Capelinha, 50, bairro Jardim Vera Cruz, em Contagem.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br