Foto: Divulgação/PBH
O Centro de Referência da Moda (CRModa) vai receber entre esta quarta (15) e sexta-feira (17), de 19 horas às 22 horas, o 2º Ciclo Cinema e Moda. O evento vai reunir debates, palestras, sessões comentadas e exposições que buscam ampliar o olhar para o fenômeno da moda em suas articulações com outras áreas através do cinema.
O objetivo do 2º Ciclo Cinema e Moda é relacionar a moda com temas culturais, sociais, políticos, econômicos e comportamentais.
As atividades são gratuitas e as vagas são limitadas. A distribuição de senha será realizada no local a partir das 18h30 de cada dia. O CRModa fica na Rua da Bahia, 1.149, no Centro de Belo Horizonte.
Confira a programação
Quarta-feira, dia 15/10
• 19 horas
“Identidade de Nós Mesmos’, de Wim Wenders (1989) - Yohji Yamamoto e a visão oriental como ruptura na moda ocidental”, com Geanneti Tavares
A palestra tem como foco o processo criativo de um dos designers japoneses de maior repercussão, Yohji Yamamoto, sob o olhar do diretor Wim Wenders. O documentário abre caminho para o mestre em literatura, graduado em Estilismo e Vestuário, Geanneti Tavares, discorrer sobre a trajetória do japonismo desde fins do século 19.
• 20h30
\"A Noite dos Desesperados - uma representação de Alexander McQueen\", com Márcia Mendonça
A atividade comandada pela jornalista e historiadora Márcia Mendonça procura estabelecer, a partir do contexto da Crise de 1929, a interface entre imagem e moda, relacionando o filme “A Noite dos Desesperados”, de Sydney Pollack (1969), ambientado na Depressão norte-americana, com a coleção de 2004, de Alexander McQueen, inspirada no filme de Pollack, vista enquanto campo de representação e discurso político.
Quinta-feira, dia 16/10
• 19 horas
\"Moda e ficção científica: utopias, distopias e (des)individualização\", com Marina Aguiar
A partir da relação entre individualidade e perda da identidade, a pós-graduada em Linguística Aplicada e analista em Desenho Instrucional, Marina Aguiar, abordará um pouco da influência da moda no processo da construção de ícones e mitos. A apresentação será focada nas imagens e comentários sobre os estilistas e figurinistas responsáveis, bem como sobre as implicações ideológicas subjacentes às cores, cortes, modelos, personagens e personalidades com a apresentação de trechos dos filmes que tiveram seus figurinos planejados por ícones da moda e grandes estilistas, entre eles “Aelita” (1924), de Yakov Protazanov, “Metrópolis” (1927) de Fritz Lang, “Barbarella” (1968), de Roger Vadim, “Horizonte Perdido” (1973) de Charles Jarrott, e “Blade Runner” (1982), de Ridley Scott, entre outros.
• 20h30
“Bonequinha de luxo: o desejo de consumo de um produto icônico de moda e luxo”, com Andreia Salvan
A palestra de Andreia Salvan, pós-graduada em Design de Gemas e Joias, irá abordar o papel do desejo no consumo de produtos de luxo usando como exemplo o filme “Bonequinha de Luxo”, que mostra a relação da personagem com a vitrine da loja Tiffany. A reflexão serve como ponto de partida para o debate sobre o papel do cinema na construção da marca como ícone de luxo.
Sexta-feira, dia 17/10
• 19 horas
“Star system e a moda”, com Bruno Castiglia
A partir da análise de uma série de filmes que fazem parte da história do cinema, o consultor em figurino Bruno Castiglia pretende analisar o sistema de estrelas, que é o método de criação, promoção e exploração de artistas por Hollywood. Castiglia fala do sistema do seu início até a sua vigência, estabelecendo relações entre ele e o universo das novelas brasileiras.
• 20h30
“Design do Imaginário”, com Cibele Navarro
Mediados pela professora e especialista em figurino Cibele Navarro, alunos do Curso Tecnológico em Design e Moda da UNI-BH irão refletir e discorrer sobre o processo criativo no desenvolvimento da coleção “Design do Imaginário”, que aborda a relação entre moda e cinema por meio da criação de peças e roupas a partir de referências cinematográficas como “O Poderoso Chefão”, “Laranja Mecânica”, “Bonequinha de Luxo” e “Cinderela em Paris”.
Fonte: PBH