Data de publicação: 05-02-2008 00:00:00

Nova área de apoio beneficia catadores da Ceasa.

B&D Contabilidade

Foto: Verlan Andrade/CeasaMinas

Os catadores de materiais recicláveis que atuam no entreposto de Contagem ganharam novas perspectivas para aprimorar o trabalho com a inauguração da nova área de apoio, no último dia 31.01.

O espaço de 300 metros quadrados foi construído pela CeasaMinas e servirá de ponto para estoque e pesagem das cerca de 65 toneladas de papelão, papel e plástico recolhidos mensalmente junto aos lojistas da estatal, pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Contagem (Asmac). A abertura do local foi marcada por uma benção especial do padre José Ferreira Filho, membro da Pastoral de Rua.

O presidente da CeasaMinas, João Alberto Paixão Lages, foi representado pela diretora Técnico-Operacional, Maria Tereza Lara, e pelo diretor Administrativo-Financeiro, Márcio Cunha.

A Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa) foi representada pela diretora social da entidade, a comerciante Maria das Graças de Paiva Naufel. Maria Tereza Lara destacou o compromisso de toda a diretoria da CeasaMinas em priorizar os projetos sociais, atualmente sob a coordenação do Comitê de Responsabilidade Social Empresarial da estatal.

No ano passado, a CeasaMinas firmou termo de compromisso com a Asmac, para desenvolver atividades de aprimoramento dos trabalhos da entidade. A assistente social da CeasaMinas Flávia Nascimento é responsável pelo desenvolvimento da parceria.

Dignidade

“Antigamente, catador era tratado como lixeiro. Recuperamos a dignidade que tínhamos perdido. Hoje, através da Asmac, conseguimos levar o pão para nossos filhos”, destacou Claudete Gomes Reis que há dois anos e meio recolhe materiais recicláveis.

Atualmente a Asmac possui 27 associados que atuam no entreposto de Contagem.
Segundo o gerente administrativo da Asmac, Ivanil Alves Eloy, a associação tem garantido aos catadores mais respeito. “Trabalhamos com identificação e uniformizados. Os catadores de ferro-velho, por exemplo, trabalham de qualquer maneira e muitas vezes são explorados”, afirma.

Nas outras duas unidades de apoio, nos bairros Kennedy e Riacho, em Contagem, os catadores realizam também a prensagem do material recolhido.

A Asmac integra ainda a Rede Cataunidos, uma unidade formada por outras oito entidades ligadas a catadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, para beneficiamento e comercialização de plástico para a indústria.

Segundo o representante da associação na Rede Cataunidos, Gilberto Warley Chagas, a Asmac tem favorecido pessoas excluídas do mercado de trabalho, que passaram a ter uma alternativa de renda. Para a catadora Isabel de Paula Souza, o trabalho como catadora resgatou sua dignidade, devolvendo para a família o direito a uma "mesa com fartura".

Fonte: Assessoria CeasaMinas / Verlan Andrade

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br