Data de publicação: 24-12-2013 00:00:00

Seguro-desemprego passará a ser pago com identificação biométrica

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Divulgação/AB

Os saques do seguro-desemprego vão passar a serem feitos por meio de identificação biométrica do beneficiário até 2015. O prazo foi determinado pela resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicado nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União.

O objetivo é reduzir fraudes e aumentar a segurança no ato do pagamento. Segundo a resolução, a identificação biométrica será exigida apenas no recebimento do seguro-desemprego em dinheiro vivo.

Essa resolução do Codefat faz parte de um pacote de medida adotado para equilibrar o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que registrou déficit nominal de R$ 222,3 milhões entre janeiro e agosto de 2013. No mesmo período do ano de 2012 foi registrado lucro de R$ 179,9 milhões.

Outra resolução

Além dessa resolução, foi publicado também nesta segunda-feira (23) a resolução que determina o aumento de receitas, redução de despesas e a melhoria da gestão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Além disso, a resolução propõe que as empresas com índice de rotatividade da força de trabalho acima da média paguem uma contribuição adicional ao FAT. O objetivo dessa medida é desestimular que as empresas demitam funcionários e os contratem novamente depois de cinco meses, onde nesse período os empregados recebem o seguro-desemprego.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br