Data de publicação: 15-05-2007 00:00:00

EDUCAÇÃO - Circuito Literário estimula a leitura.

Jornal Diário de Contagem On-Line

A Seduc - Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura promove até 31 de maio, o II Circuito Literário da Rede Municipal de Contagem. O projeto tem o objetivo é desenvolver uma política pública direcionadas para a leitura reivindicada pela comunidade escolar.

O circuito pretende promover uma diversificação de práticas literárias através do contato com as mais variadas linguagens artísticas. Os eventos variados já estão sendo realizados em escolas e em espaços educativos da cidade como: bate-papo com escritores, contação de histórias, oficinas de leitura e editoração, discussões associadas a obras literárias, banquete de idéias, peças teatrais, lançamento de livro, caravana da leitura. Haverá também o lançamento do Prêmio “Contagem Literária”.

A idéia de realizar um Circuito Literário em Contagem surgiu da necessidade de ter um trabalho efetivo nas escolas municipais visando divulgar e estimular os alunos a ler.  Em 2006, o I Circuito Literário foi criado para garantir para todos os cidadãos o acesso a cultura literária e aos códigos e valores inscritos neste universo.

Neste ano, o circuito literário proposto pela Seduc pretende aprimorar as práticas anteriores e propor ações de leitura que criem um momento eficaz de trabalho com o leitor. A finalidade é fazer uma mobilização para que todos percebam que é através do texto, em suas mais variadas formas, que o homem se posiciona diante do mundo para criar e recriar a sua realidade e a das pessoas com as quais convive.
 
Prêmio Contagem Literária

Durante todo o mês de maio, a Seduc desenvolve o I Prêmio “Contagem Literária“ com o objetivo de valorizar os projetos dos trabalhadores em educação da Rede Municipal de Contagem. Esta é uma forma de estimular a produção literária por meio de apresentações de projetos de literatura originais já elaborados e desenvolvidos por educadores das escolas municipais de Contagem/Funec.

As categorias para a participação no Prêmio são variadas: Educação Infantil, 1º, 2º e 3º ciclos, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.  O regulamento para participar do Prêmio “Contagem Literária” está disponível na Seduc e nas escolas.

Os projetos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora composta por profissionais selecionados pela Seduc. Aos autores premiados ganharão uma viagem a São Paulo e a publicação dos trabalhos na Revista “Contagem Literária” a ser lançada no final do 2º semestre de 2007.

Fonte: Assessoria PMC

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br