Data de publicação: 05-07-2007 00:00:00

Funec forma as primeiras turmas dos cursos de Soldador e Caldeiraria.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) realizou nesta quinta-feira, dia 5 de julho, a formatura dos cursos oferecidos por meio do Plano Setorial de Serviços Industriais (Planseq).

Turmas dos cursos tidos como predominantemente masculinos teve até 60% de presença feminina. Cerca de 60 alunos receberam o certificado de Soldador Mig\\Mag Eletrodo e de Caldeiraria.

A necessidade de se adequar às novas exigências do mercado de trabalho faz com que a busca por qualificação e aprimoramento profissional sejam constantes. Esse é um dos motivos que levaram os alunos do Planseq, gerido em Contagem pela Funec, a participar dos cursos. Tidos como predominantemente masculinos, as turmas apresentaram um diferencial: a presença de um grande número de mulheres. Em uma das turmas do curso de Soldador Mig\\Mag Eletrodo, a presença feminina chegou a 60%.

O coordenador de trabalho e renda da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento, Márcio Guglielmoni, ressaltou que as empresas estão começando a mudar a cultura em relação à contratação de mulheres para atividades pesadas, como solda e caldeiraria. Segundo ele, agora o mercado está mais igualitário nessas áreas, mesmo sendo um serviço pesado e com insalubridade.

O aumento da procura por mão-de-obra especializada em antigas profissões contribui para a busca por cursos como os de Soldador e Calderaria. Isso se deve à reativação dos investimentos em infra-estrutura e ao crescimento da produção de máquinas e equipamentos pesados no País. “Nos últimos três anos a oferta de emprego tem crescido. Os alunos que se formam têm facilidade de serem absorvidos pelo mercado”, afirmou o supervisor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Moacir Leite. O Senai é a entidade executora dos cursos Planseq.

Para alguns participantes, a conclusão dos cursos serve de motivação para o início de uma educação profissional que levará à faculdade, além de possibilitar retorno financeiro para graduação. Aluna do curso de Soldador Mig\\Mag Eletrodo, Lucinéia Aparecida dos Santos já está em busca de uma vaga de trabalho. “Gosto muito dessa área. Tanto que, quando me formar, vou procurar fazer outros cursos. Também quero fazer faculdade de engenharia mecânica", contou.

Um dos colegas de turma de Lucinéia é seu pai, Edwarde Xavier dos Santos. Foi ela quem o incentivou a participar do curso. “Trabalho como motorista, mas o mercado está muito difícil. Pretendo me formar e abrir um negócio na área”, contou.

Para o aluno de Calderaria, Rodrigo Ferreira, concluir o curso está sendo muito importante. “Formei-me no Ensino Médio e estava perdido, sem saber o que fazer. O curso de caldeiraria oferecido pelo Planseq me abriu um horizonte novo. Através deste projeto consegui encontrar uma profissão”, afirmou.

A formatura dos cursos oferecidos pelo Planseq ocorrereu no Sesi Alvimar Carneiro de Rezende, localizado na Via Sócrates Mariani Bittencourt, 750, no bairro Cinco.

Planseq

O Plano Setorial de Serviços Industriais (Planseq) é resultado de um consórcio organizado entre as Prefeituras de Contagem, Betim, Ibirité e Nova Lima, com verbas do Governo Federal. A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) exerce o papel de gestora dos recursos financeiros e humanos, não apenas em Contagem, como nos demais municípios onde o projeto é executado. As inscrições e a seleção dos alunos para cada curso são feitas através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Fonte: Assessoria PMC

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br