Data de publicação: 17-08-2007 00:00:00

Seminário discute Políticas Pedagógicas para a Educação Infantil, em Contagem.

Academia Equilíbrio Funcional

Educação Infantil: que espaço é este?” é o tema do 1º Seminário da Educação Infantil que será realizado pela Secretaria de Educação de Contagem, nos dias 23 a 25 de agosto, no Cine Teatro.

Cerca de 350 educadores do município e mais 18 cidades da RMBH, além de representantes do Ministério da Educação - MEC e Universidades Federais irão participar das atividades. Durante a abertura, também será lançado o Caderno da Educação Infantil: Construindo o Projeto Político Pedagógico, material inédito, elaborado pela equipe da Prefeitura. Palestras, conferências e mini-cursos fazem parte da programação do seminário.

O objetivo é discutir temáticas relacionadas à concepção de infância, panorama nacional da política de Educação Infantil, currículo e organização dos espaços. O principal eixo do seminário será estabelecer um diálogo que possibilite a construção de uma Educação Infantil fundada em três aspectos: o educar, o brincar e o cuidar, entendendo que a criança desenvolve e aprende na integralidade desse processo.

As palestras e os mini-cursos oferecidos constituem uma grande variedade de temas como a infância, o brincar, educação e saúde: cuidando de crianças de 0 até 6 anos, relação com a família, inclusão de crianças com deficiência e necessidades especiais, literatura, organização do espaço, relações étnico raciais, linguagem artística, entre outros.

O lançamento do Caderno da Educação Infantil será um dos destaques do evento. Após um amplo processo participativo, iniciado em 2006, por um grupo de trabalho da Diretoria de Educação Infantil, o material construído aponta as principais diretrizes para as instituições no desenvolvimento de uma educação de qualidade.

Durante o processo de criação do caderno, foram realizadas palestras, capacitação para 125 educadores com um curso de 90h sobre propostas pedagógicas para a Educação Infantil, e seminários temáticos.
 
Investimentos na Educação Infantil

Contagem desenvolve uma série de ações para constituir uma política pública de Educação Infantil que tem no acesso e no atendimento de qualidade às crianças de 0 até 6 anos eixos fundamentais.

A construção de novos Centros de Educação Infantil, a organização do sistema municipal de ensino, integrando instituições públicas e privadas desta etapa da Educação Básica, a ampliação de vagas na rede pública, o aumento nos recursos repassados à rede conveniada (creches) e a organização de cursos de formação continuada para profissionais são alguns resultados dos investimentos neste setor.

Em 2007, a Rede Pública conta com 17 Pólos de Educação Infantil, 14 escolas com turmas de Educação Infantil e três centros municipais. Cerca de 4.000 crianças são atendidas e R$ 1,8 milhão repassados para a rede conveniada que atende 3.528 crianças. Dos 251 estabelecimentos com Educação Infantil em Contagem, 228 são privados.

Programação do 1º Seminário de Educação Infantil

Dia 23/08

Horário: 19h às 22h
Atividades:
* Conferência de Abertura – Avanços e Desafios nas Políticas Educacionais da Educação Infantil (Palestrante convidado do MEC)
*Lançamento do Caderno Educação Infantil: Construindo o Projeto Político Pedagógico

Dia 24/08

Horário: 08h às 12h
Atividades: * Conferência: Infância, Sociedade e Cultura
* Conferência: Infância e Natureza

De 13h30 às 17h30
* Conferência: O currículo na educação infantil
* Conferência: Organização dos Espaços na Educação Infantil

Dia 25/08

Horário: 8h às 11h30 e 13h às 15h30
Atividades: * Mini-cursos / Oficinas
Temas: Meio Ambiente; Brincar; Educação e Saúde: Cuidando de Crianças de 0 até 6 anos; Relação com a Família; Inclusão de Crianças com Deficiência e Necessidades Especiais; Literatura na Educação Infantil; Organização do Espaço: Pensando os Cantos Temáticos; O Berçário enquanto Espaço Educativo; Relações Étnico-raciais na EI; Discutindo a Linguagem Artística na Educação Infantil; Projetos.

Fonte: Assessoria PMC

 

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br