Data de publicação: 30-05-2011 00:00:00

O Bullying é discutido pela instituição de ensino Cesumar Contagem

Academia Equilíbrio Funcional

Fotos: Robson Rodrigues Moreira

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

O Pólo de Educação a Distância do Cesumar da cidade de Contagem através do seu diretor Mauro Elysio convidou professores da educação infantil de Contagem, para assistir uma palestra sobre bullying ministrada pela Professora-Mestre Ivone Pingoello.

Com transmissão ao vivo pela internet, direto da cidade de Maringá, Estado do Paraná, a professora e aluna do curso de pedagogia do Cesumar, Ivone Pingoello disse que é um engano generalizar e dizer que todos os alunos indisciplinados são alunos violentos.

“Uma pessoa pode pensar o que bem dizer, mas a partir do momento que o pensamento passa para a prática de forma preconceituosa ou racista, essa atitude passa a ser um crime inafiançável e imprescritível”, enfatiza a educadora.

Ivone Pingoello afirma que assédio moral e bullying são diferentes. Segundo a professora, o assédio moral, na maioria das vezes, acontece no ambiente de trabalho entre o chefe e seu subordinado, que denigre sua imagem profissional através de pressão e ameaças diante dos demais colegas de trabalho.

Ela destaca também que o bullying acontece no ambiente escolar, principalmente com crianças e que só passou a preocupar a sociedade quando pessoas começaram a morrer como aconteceu nos Estados Unidos e recentemente, no Rio de Janeiro.

Pesquisas informam que o bullying acontece na mesma proporção nas escolas públicas e privadas. Entre os meninos se dá com mais violências físicas e já com as meninas, as fofocas é a forma mais usada para esse tipo de violência.

Para Pingoello, as crianças que só convivem com as mães não aprendem a bater, porque geralmente são os pais que gostam de brincar de luta com seus filhos.

“Bullying não é difícil de ser combatido, às vezes, basta uma boa conversa, porque muitas crianças não sabem que bullying é um crime passível de punição. Se o agressor for uma criança, os pais são responsabilizados. Se for adolescente, são aplicadas medidas sócio-educativas e se for adulto, processo criminal”, explica a professora.

Possíveis vítimas:

- Alunos considerados estudiosos;
- Alunos gentis e generosos;
- Meninas que não se enquadram no padrão de “Barbie”;
- Meninos que não fazem o tipo machão;
- Os negros;
- Deficientes físicos;
- Os que são considerados “diferentes” entre os demais.

De acordo com a professora, as crianças vítimas de bullying tem três vezes mais chances de cometer suicídio. As vítimas pedem aos pais para saírem ou trocarem de escola, porque estão sendo as últimas a serem escolhidas para participarem das atividades em grupo.

Ela enfatiza que as crianças precisam de amigos e devem gostar de ir à escola, caso isso não aconteça e elas apresentam reações comportamentais agressivas, se isolando e perdendo a vontade de brincar, podem estar sendo vitimas das agressões físicas ou verbais.

Cerca de dois mil alunos do Núcleo de Educação a Distancia e Presencial Cesumar assistiram à palestra e professores interessados em acabar com esse tipo de violência dentro das escolas onde lesionam.

No final da palestra, a professora Ivone Pingoello afirmou que as crianças vítimas de bullying podem sair ilesas se tiverem uma boa estrutura familiar e afetiva capaz de observar o comportamento dos seus filhos e tomar providências.

“Os agressores precisam de toda a ajuda possível por parte das escolas, pais e psicólogos para não se tornem adolescentes violentos e adultos criminosos”, finaliza Pingoello.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br