Data de publicação: 30-09-2011 00:00:00

Problemas de audição prejudicam aprendizado em sala de aula

Lava Jato Dias

Foto: corposaun.com

Especialistas alertam para a necessidade de pais e professores estarem atentos quanto à possível deficiência auditiva em crianças desde os primeiros anos de vida.

Um aluno desatento nem sempre é desinteressado nos estudos. A criança pode não participar das aulas por não conseguir assimilar o conteúdo ensinado pelo professor, e isso simplesmente porque não escuta direito, um problema que pais e professores podem demorar a perceber.

Com dificuldades para ouvir, a criança não aprende direito. Além disso, costuma ter conflitos de relacionamento com colegas e apresenta distúrbios de comportamento, como falta de concentração ou retraimento em excesso. Está comprovado que alunos com problemas de audição têm um rendimento escolar inferior. Médicos e fonoaudiólogos chamam a atenção para a necessidade de um diagnóstico precoce.

Quanto mais cedo o problema é detectado, maiores as chances da criança ter uma vida normal. "Através do exame audiológico é possível verificar se a criança apresenta problemas para ouvir. Durante a audiometria, o fonoaudiólogo detecta o grau e o tipo de perda auditiva", explica fonoaudióloga Marcella Vidal.

Em bebês e crianças pequenas, a deficiência auditiva – dependendo do grau  – pode causar atraso no desenvolvimento da linguagem. Com isso, a criança pode ter dificuldade na fala, com reflexos na escrita e no aprendizado em geral. Quanto maior o grau da perda auditiva, maior a dificuldade em ouvir os sons de fala e do ambiente.  Os prejuízos em geral são imensos.

O problema afeta o convívio com parentes, professores e colegas. O futuro dessas crianças poderá ser limitado, ou não, se os pais agirem com rapidez na busca de tratamento.

Uma empresa de Soluções Auditivas trouxe para o Brasil o dispositivo auxiliar FM AMIGO. Ele permite a comunicação direta de pais e professores com crianças e jovens que apresentam problemas auditivos. Essa tecnologia pode ser utilizada em várias situações e lugares, mas dentro das salas de aula ela é fundamental para ajudar o aluno com deficiência auditiva a entender com clareza o que o professor está ensinando.

O apoio e estímulo da família, dos professores e profissionais envolvidos com o tratamento (fonoaudiólogos, pediatras, otorrinos, psicólogos) são fundamentais.

Fonte:
Assessoria de imprensa da Telex Soluções Auditivas.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br