Data de publicação: 23-11-2011 00:00:00

Cabeças que pensam – Atitudes que movem

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

Pelas pessoas, pelo planeta e pelos animais foram as três grandes frentes de reflexão e debate em evento que envolveu aproximadamente 600 alunos e professores do 9º ano a 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem, na manhã do sábado do dia 19 de novembro.

A escolha dos temas se justifica por sua interdependência e urgência. O Planeta que nos abriga, nossa casa maior, tem dado sinais de esgotamento e, segundo especialistas, estamos demorando demais para ler esses sinais. Encaramos os recursos naturais como se fossem inesgotáveis. Apesar dessa conduta geral, sustentabilidade virou grife e todos (instituições, empresas e pessoas) se autointitulam “sustentável”.

O eixo Pelas Pessoas deu relevo àqueles que nunca aparecem no nosso campo de visão. Ouvimos relatos sobre a vida de carências e miséria daqueles que são excluídos socialmente e desprovidos da atenção do Estado. Esses carecem e lutam diariamente para conseguir o pão de cada dia. Vivem na insegurança das ruas, das favelas ou no esquecido norte de Minas.  Se essa é a dura realidade (como nos foi relatado pelo Maurício – ex-morador de rua e membro da Pastoral do Menor e pelos outros jovens que trabalham nas favelas, nos centros de abrigo ou no Norte de Minas), por outro lado, tantos jovens com todo tipo de assistência, talvez por excesso de proteção e de bens, destroem-se e comprometem as relações familiares com o consumo de drogas e álcool, caminho muitas vezes sem volta. Rebeldes sem causa? Melancolia ativa? Perdem-se porque antes já perderam o sentido da vida? (Essa outra visão foi trabalhada por Amadeu Rosselli, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG).

O terceiro eixo, pelos Animais, traz à tona um tema de fronteira e provocador. Todos concordam que esses seres da criação dependem de nossa consciência, senso de justiça e de nossa compaixão. Entretanto, junto com essa constatação vêm muitas perguntas e nem todas fáceis de resolver. Bilhões de animais são mortos anualmente, sem que tenham experimentado a liberdade de andar na natureza com os companheiros de sua espécie, de chegar à idade adulta ou de cuidar dos seus filhotes, tudo isso para satisfazer as nossas necessidades de comer a sua carne, ou de usar o seu couro em nossas dezenas de pares de sapato, cinto ou bolsa. Será que precisamos disso? Será que eles merecem?

Enfim, apesar de os temas abordarem assuntos aparentemente diferentes entre si, eles mostram ângulos diferentes de uma única figura. A solução dos grandes problemas que hoje afligem a humanidade não mais é proposta de forma recortada, mas em conexão como em uma grande teia. Estamos em interdependência: planeta, pessoas e animais, quer queiramos ou não.

Aleluia Heringer Lisboa – Diretora do Colégio Santo Agostinho Contagem.

Fonte: Comunicação Corporativa - Colégio Santo Agostinho.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br