Data de publicação: 09-03-2012 00:00:00

Estudantes brasileiros conhecem a China bem de perto

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Cleide Gonçalves

A parceria entre a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) e a Beijing Language and Culture University (BLCU), levou na sexta edição do programa de intercambio 17 alunos brasileiros à China.

O programa oferece aulas de economia, política, relações internacionais e ambiente na China. King Fu, mandarin, Cha Dao (a arte chinesa de preparar e servir chá) e o Yan Hui (o banquete chinês) também não ficam de fora.

Estão no programa também o acompanhamento de um representante da CBCDE durante toda a viagem; palestras com representantes da Embaixada do Brasil em Beijing e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex/China), com foco no comércio entre os dois países; visita a uma fábrica; e uma viagem de Beijing a Shanghai no trem-bala.

O impacto de uma cultura diferente é comum nos intercambistas, mas depois de algum tempo o encantamento é maior. O estudante de Fortaleza, Pedro Borba, parecia perdido na China, mas depois o sentimento foi bem diferente.

“Se sentir um peixe fora d água, sem entender uma única palavra ao seu redor, é um dos desânimos dos primeiros dias na China. A boa notícia é que, com alguns dias de curso, algumas palavras começam a ser compreendidas. E quando se conquista o primeiro diálogo para comprar seu almoço a felicidade é gigante. Literalmente, sente-se 'saindo da ignorância', feliz por todo o esforço da rotina diária de curso estar valendo a pena”.

Desde a 1ª edição do intercâmbio, em 2009, a CBCDE já levou mais de 120 estudantes de vários estados, que viveram uma grande experiência educacional e cultural.

A BLCU possui ótima infraestrutura para os estudantes. Tem biblioteca com mais de 700 mil livros, livrarias, bancos e caixas eletrônicos, hospital universitário, lojas de conveniência, restaurantes orientais e ocidentais, café e lanchonetes, piscina, pista de corrida, ginásio, campo de futebol e quadras de vôlei, basquete, tênis e tênis de mesa.

É comum que os estudantes fiquem maravilhados como Carlos Afonso Gschwendtner, que também participou da 6ª edição do programa.

“Como experiência de vida, investimento para a carreira ou turismo, seria impossível, nos dias de hoje, recomendar outro lugar. Do primeiro ao ultimo momento, a China é um lugar frenético e está acima de todas nossas expectativas”,
As aulas não ficam apenas por só conta das salas.

Nos finais de semana outra parte do intercâmbio se mostra atrativa. Os alunos tem a oportunidade de saborear pratos típicos da gastronomia chinesa, conhecer os principais museus, assistir os melhores espetáculos e visitar os mais importantes pontos turísticos da capital da China, dentre eles a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida, o Templo do Céu, a Grande Muralha, o Templo de Confúcio, o Palácio de Verão, o Mercado da Seda, as obras das Olimpíadas, a Ópera de Beijing, as Treze Tumbas e o Zoológico.

Quem tiver interesse de participar, a Câmara Brasil-China está organizando a 7ª edição do programa para o mês de julho de 2012.

O intercâmbio está aberto a graduados e alunos de graduação em qualquer área de formação com conhecimento avançado de inglês, já que as aulas são inistradas em Inglês. Também é preciso ser maior de 18 anos.

O grupo deve chegar a Beijing no dia 7 de julho de 2012 e voltar para São Paulo no dia 3 de agosto.

As inscrições serão aceitas até o dia 18 de junho de 2012.

Investimento inicial

Pacote da CBCDE de US$ 2.990,00
Estão incluídos no pacote:

•Hospedagem em apartamento duplo no campus da universidade
•Curso de 3 semanas de aula
•Carteira de estudante chinesa
•Café da manhã no restaurante da universidade todos os dias
•Material didático e certificado do curso na BLCU
•Ingressos e traslados a todos os passeios nos finais de semana
•Almoços e jantares em restaurantes chineses nos finais de semana
•Acompanhamento de um representante da CBCDE durante toda a viagem
•Palestra na Embaixada do Brasil em Beijing
•Palestra no escritório da Apex/China
•Visita a uma fábrica
•Viagem de trem-bala de Beijing a Shanghai (passagem e hospedagem incluídas)

Não estão incluídos no pacote:
•Parte aérea e taxas de embarque
•Seguro saúde
•Almoços e jantares durante a semana
•Visto consular
•Taxa de inscrição do intercâmbio

Informações e inscrições:
Pelo telefone (11) 3082-2636 ou pelo e-mail cbcde@cbcde.org.br

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br