Data de publicação: 08-04-2012 00:00:00

XXVI Prêmio Jovem Cientista “Inovações Tecnológicas nos Esportes”

Academia Equilíbrio Funcional

Ana Gabriela Person Ramos, vencedora de 2011

Foto: Ricardo Marques

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, 9 de abril, e seguem até 31 de agosto. Em 2012, projeto visa estimular realização de pesquisas relacionadas às tecnologias esportivas diante dos grandes eventos esportivos que em breve serão realizados no Brasil.

O que seria de um craque de futebol se suas chuteiras não tivessem sistema de amortecimento? Como garantir a segurança dos atletas sem uma pista com revestimento antiderrapante? Como avaliar hoje a resistência dos esportistas sem monitorar, a cada movimento, seus batimentos cardíacos, gasto energético, velocidade? Quantos não são os projetos que utilizam o esporte como ferramenta educacional e de inclusão social? Essas são algumas perguntas que os jovens cientistas devem se embasar.

Para concorrer ao XXVI Prêmio Jovem Cientista, pesquisadores, acadêmicos e estudantes universitários devem se inscrever pela internet. Alunos do ensino médio, além de poder utilizar a web, têm também a opção de enviar as próprias pesquisas pelos Correios. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br.

Além da premiação relacionada, todos os premiados recebem bolsas de estudo do CNPq, caso atendam aos critérios normativos do órgão, descritos no site www.cnpq.br/bolsas.

Os pesquisadores classificados em primeiro lugar em cada uma das categorias (Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio) também participarão de Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2013.

Prêmio Jovem Cientista

Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista  tem o objetivo de incentivar a pesquisa no país e é considerado, pela comunidade acadêmica, um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros. A entrega da premiação é feita pelo presidente da República e reúne na cerimônia autoridades governamentais de Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Fonte: Approach

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br