Data de publicação: 01-05-2007 00:00:00

Dia Nacional da Consciência Negra

Academia Equilíbrio Funcional

A Seduc realizou no Big Shopping um seminário para debater com os educadores de Contagem a inclusão da temática étnico-racial no cotidiano das escolas.

Entre os assuntos em debatidos, está a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, as escolas devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

“Nossa idéia é fazer um balanço do que Contagem já avançou na implementação dessa lei, qual tem sido o alcance das políticas educacionais adotadas, a percepção dos educadores e dos alunos, bem como os problemas enfrentados e os desafios a serem superados”, explica a coordenadora da Coordenadoria de Projetos Especiais da Secretaria, Adalete Paxeco.

“A implementação da Lei 10.639 é fundamental, pois possibilita fazer, junto aos alunos e à comunidade, um resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país”, ressalta.

A Lei abre espaço também para conhecimento de dados e discussões acerca da discriminação, das desigualdades, das lutas dos povos negros, sua situação do mercado de trabalho, dentre outros. “O desemprego e a miséria têm raça e cor. Historicamente, a população negra sempre teve menos acesso à distribuição de renda e, ainda nos dias de hoje, as estatísticas sobre os brasileiros espelham desigualdades entre a população de brancos e a de negros. A Educação tem papel fundamental na perspectiva da promoção da igualdade racial”, diz Adalete Paxeco.

Ações

O município de Contagem desenvolve o PROGRAMA NEGRO EM FOCO, composto por várias ações, como cursos de formação de educadores, incluindo pós-graduação, seminários, oficinas e palestras. Como uma das estratégias para a implementação da Lei 10639/03, a prefeitura distribuiu, este ano, a cada escola municipal, o kit de literatura afro-brasileira, contendo 31 livros, dois CDs e um vídeo com assuntos sobre o tema. Desenvolve, ainda, o projeto “Educação pelo Tambor”, reconhecido nacionalmente como política efetiva de inclusão étnico-racial.

A Secretaria de Educação, inclusive, instituiu a Diretoria de Inclusão, que assessora as escolas, na elaboração e na implantação de projetos. “Paralelo aos investimentos feitos pela administração municipal, é preciso haver o comprometimento dos educadores para garantir a implementação da Lei no cotidiano do trabalho escolar. Os educadores são os principais agentes na construção de uma educação igualitária, voltada para a dignidade, uma educação sem preconceitos ou discriminações. Daí a importância do seminário que promoveremos no próximo sábado”, finaliza Adalete Paxeco.

Fonte: Assessoria Secretaria de Educação

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br