Data de publicação: 20-11-2007 00:00:00

2ª Conferência Municipal de Educação.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Robson Rodrigues Moreira


O evento aconteceu nos dias 21, 22 e 23 novembro, no Sesc Laces, onde as políticas públicas educacionais foram discutidas. Foi uma oportunidade para a comunidade escolar apontar diretrizes direcionadas à Educação.

Trabalhadores da educação, sindicalistas, pais de alunos e gestores municipais formaram a delegação para discutir e votar as propostas levantadas nas escolas.

O tema da Conferência este ano foi “Inclusão, formação e aprendizagem como componentes para a qualidade em educação”. Educação Básica, Inclusão e Atendimento Integral, Gestão Democrática, Valorização dos trabalhadores fizeram parte dos desdobramentos do processo.

As pré-conferências para ampliar as discussões dentro das temáticas que antecipam a Conferência ocorrem desde o início de novembro, no Cine-teatro.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, a 2ª Conferência teve um caráter participativo, seguindo o mesmo padrão da anterior. “O encontro é substancial para a cidade, pois promove o envolvimento de toda a comunidade escolar na definição das políticas públicas a serem colocadas em prática nos próximos anos”, destacou Lindomar Diamantino.

Foram eleitos 510 delegados para discutir e votar as propostas, 170 delegados representantes dos usuários: pais, mães, estudantes, sociedade civil, Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas e Pró-Jovem (eleitos nas escolas) e 170 representantes dos gestores municipais, além de 170 servidores da Educação.

Muitas propostas aprovadas para 2006 e 2007, a partir de sugestões durante a 1ª Conferência, foram viabilizadas pela administração municipal. Reestruturação da Educação de Jovens e Adultos, constituição do núcleo de alfabetização, oferta de formação continuada para professores e pedagogos da Educação Básica.

O concurso público para professores de Ensino Religioso, garantia do educador de PEB1 em toda Educação Infantil, ampliação do coletivo de professores em cada escola, ampliação do atendimento na Educação Infantil realização da primeira avaliação sistêmica da Rede Municipal e oferta do curso Veredas para professores que não possuem Ensino Superior são os feitos citados pelo secretário.

Fonte: Assessoria PMC

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br