Data de publicação: 28-05-2012 00:00:00

Muito mais do que música

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Robson Rodrigues

Há 17 anos, uma criança que brincava nas ruas de Contagem ficou sabendo de aulas de música gratuitas ministradas em uma igreja. O pai do garoto inscreveu-o. Assim, o jovem Renato Almeida conheceu um caminho que mudaria sua vida e de milhares de outros jovens. Foi a semente de um dos projetos sociais e musicais mais bem sucedidos do país. 


Renato se interessou muito pela música. Gostou tanto que foi estudar a arte na UFMG. Formou-se como especialista em flauta. Como músico, sentiu-se responsável por fazer o mesmo que fizeram com ele, mudar a vida de pessoas através de notas musicais. Para realizar esse desejo criou a Orquestra Jovem de Contagem junto com a maestrina Rosiane Souza Reis.

Ao longo do período, a iniciativa cresceu. Com energia e ajuda de patrocinadores, a Orquestra acumula prêmios, viagens internacionais e músicos de talento. São: 113 mil espectadores, 168 concertos no Brasil (média de 12 anuais, somando público de 6 mil pessoas por ano), 53 concertos realizados na França, Itália, Espanha, Alemanha, Holanda, República Tcheca e Áustria. Já passaram pelas salas de aula de Kennedy, 1200 alunos e atualmente são 250.

Os relatos de quem faz parte são parecidos. “O projeto transformou tudo. Eu não conhecia violoncelo e musica clássica. Hoje eu consigo tocar. Eu podia estar à toa em casa, mas estou aqui”, explica Brenda Ursino de 13 anos.

Os jovens que pertencem a uma classe social de risco aprendem algo que amplia as próprias possibilidades. O projeto demonstra que é possível adquirir conhecimento, buscar os objetivos pessoais e transformar indivíduos em pessoas mais conscientes. “Quando ensinamos música a eles, mostramos um horizonte que eles nunca teriam se não estivessem aqui. Acabamos com o ócio e formamos um cidadão que aprende a conviver com seus semelhantes”, aponta a maestrina Rosiane.

Existem alunos que vão adiante. 16 ex-membros cursam graduação em música. Cinco deles já estão formados. Sete jovens trabalham em outras orquestras e um dos aprendizes se profissionalizou como luthier.

 

Transformação

A mudança de comportamento é atestada por estudos apresentados pela própria Orquestra Jovem de Contagem: melhoria de 80% nas relações sociais e familiares; redução de 80% dos índices de fracasso e/ou evasão escolar; redução em 85% do envolvimento dos educandos com violência e marginalidade e 90% dos relatos de pais, professores e vizinhos apontam melhora na disciplina individual em sala de aula, além do desenvolvimento da autoestima.

Quem deseja fazer parte do projeto tem que procurar a Orquestra Jovem nos contatos: contato@orquestrajovemdecontagem.com e telefones: 3398-6457 e 3046-0935. O candidato deve consultar se existem vagas. O ideal é acompanhar para ver se surge alguma brecha, já que a concorrência é alta. Para entrar, o jovem precisa ser carente e ter entre 12 e 20 anos.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br