Data de publicação: 01-11-2012 00:00:00

Estudantes participam de evento em prol das pessoas, do planeta e dos animais

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

O Colégio Santo Agostinho – Contagem realizou, no sábado, 27 de outubro, o Projeto Inteligência e Coração - Projic, que teve a participação dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, professores, pais, a Coordenadora da Campanha de Solidariedade ao Haiti, Irmã Márian e convidados.

A coordenadora pedagógica do 6º ao 9º ano, Aparecida Debona, fez a abertura do evento e ressaltou que por meio da Plataforma Terráqueos, os alunos assumem o compromisso de defender as pessoas, o planeta e os animais.

A diretora, Aleluia Heringer, diz que as aulas de Ciências, Geografia ou História não podem se resumir na transmissão de conhecimentos em sala de aula. “A escola precisa ser plataforma para informar, promover e mobilizar pessoas capaz de tornar porta vozes da esperança e da utopia”, enfatiza.

Irmã Márian, coordenadora do Projeto Missionário de Solidariedade Brasil-Haiti, falou sobre a atual realidade do Haiti e as ações que as religiosas brasileiras estão realizando no país, com os recursos arrecadados por meio da Campanha Pró-Haiti, que conta com a participação dos Colégios Santo Agostinho, unidades Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima.

O Projeto Missionário de Solidariedade Brasil-Haiti, das religiosas brasileiras, teve início logo após o terremoto que destruiu o país, em 2010, e terá duração de 10 anos. Atualmente as religiosas estão trabalhando em quatro frentes: plantação de hortaliças e feijão, distribuição de alimentos para as crianças órfãs, núcleos de economia solidária (padaria e artesanato) e Pastoral da Saúde.

No Santo Agostinho - Contagem, a campanha recebeu o nome de “Chamada contra o Esquecimento: não deixe a intensidade da sua solidariedade diminuir como a do terremoto”.

A campanha acontece desde o final de 2010 e, em 2012 já arrecadou R$32.126,00 através de ações entre amigos como vendas de doces, doações e outras iniciativas de alunos, famílias, professores e funcionários.

Uma dessas ações foi promovida de agosto a outubro/2012, por 303 alunos das turmas de 6º e 7º anos que, sensibilizados e incentivados pela professora de História, Inês Grígolo, fizeram uma Ação entre Amigos com premiação de dois Tablets e arrecadaram R$13.696,00.

O Projic contou com várias atividades e rodadas de conversa: um bate papo sobre as experiências de pessoas que dedicam a vida ao cuidado dos seres humanos (Irmã Márian), do planeta (Thaís Freitas, representante do Greenpeace) e dos animais (socorrista de animais Franklin Oliveira e Denise Menin (representante da Ong Cãoviver, de Contagem).

Os Doutores da Alegria (pelas pessoas), Franklin Oliveira (pelos animais) e a ASMAC (pelo planeta) receberam o Prêmio Agir, criado no Colégio para homenagear pessoas ou instituições que tiveram o reconhecimento da comunidade escolar pelos serviços prestados em prol dos seres humanos, do planeta e dos animais, que são as três frentes da Plataforma Terráqueos.

Além das palestras, outras atividades forma oferecidas aos visitantes:

Espaço “Saúde movimento” – O visitante pôde verificar sua elasticidade, força, capacidade aeróbica, postura, e sair com a indicação da atividade física mais adequada para ele.

Espaço de Exposição – Trabalhos dos alunos (poemas, paródias, artes plásticas, ciências.)

Espaço Armazém “Consumo e economia sustentável” – Exposição de nutrientes adequados para a saúde das pessoas e do planeta.

Espaço “Tudo em jogo” – 25 opções de jogos para o visitante estimular o cérebro e se divertir.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br