Data de publicação: 14-01-2013 00:00:00

Resultado da primeira chamada do Sisu está disponível

Jornal Diário de Contagem On-Line

Encontra-se disponível o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os convocados devem providenciar a matrícula entre os dias 18 e 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada no próximo dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.

Os interessados podem consultar o resultado na página do Sisu ou nas páginas das instituições participantes e também na central de atendimento do Ministério da Educação (MEC), por meio do telefone 0800-616161.

Quase 2 milhões de inscritos disputaram as 129.319 vagas em 3.752 cursos. Na primeira edição deste ano do Sisu, participaram 101 instituições públicas de educação superior.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), houve um crescimento de 11% em relação ao ano passado.

- Mais de 4 milhões de redações do Enem foram corrigidas
- Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para inscrições no Sisu
Critérios de avaliação

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos obedece à seguinte ordem de critérios:

- Maior nota obtida na redação;
- Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de matemática;
- Maior nota obtida na prova de ciências da natureza;
- Maior nota obtida na prova de ciências humanas.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações ainda terão mais uma chance. Os alunos podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes.

Para isso, precisa manifestar, no site do programa, seu interesse, acessando o boletim do candidato e clicando no ícone que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

- Cotistas têm quase a mesma nota de corte de estudantes da ampla concorrência
- Divulgados cursos de ensino superior avaliados com nota ruim em 2011

Benefícios para cotistas

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou este mês a bolsa assistência estudantil. O benefício será concedido aos alunos de cursos com duração diária acima de cinco horas e ainda depende da aprovação do Orçamento no Congresso Nacional.

Terão direito garantido à assistência os alunos aprovados no Sisu, por meio de cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Recorde de inscritos

As inscrições, que foram encerradas às 23h59 da última sexta-feira (11), do Sisu, registraram 1.949.958 inscritos, um crescimento de 11% em relação ao ano passado. Depois de cinco dias, o sistema eletrônico contabilizou 3.801.894 inscrições — a cada candidato foi facultado fazer duas opções de curso.

A primeira edição deste ano do Sisu superou os números do ano passado. Na mesma época, em 2012, o sistema registrou 1.757.399 inscritos. Com a possibilidade de o candidato fazer duas opções, o número total de inscrições chegou a 3.411.111.

Concorrem às vagas aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero.
Mais informações na página do Sisu.

Fonte: Portal Brasil

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br