Data de publicação: 17-04-2013 00:00:00

“Um dia sem sapatos”, solidariedade com pés descalços

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Divulgação

Alunos, professores e funcionários do Colégio Santo Agostinho – Contagem tiraram os sapatos, na terça-feira (16) e aderiram à Campanha mundial “One Day without shoes” que faz doações às instituições necessitadas.

Pelo terceiro ano consecutivo, a comunidade estudantil tenta chamar a atenção das pessoas para o grande número de crianças e adultos, no Brasil e no mundo, que vivem sem bens básicos, como moradia, alimentação, vestuário e até mesmo um par de sapatos.

Os alunos fizeram doações de calçados, roupas, agasalhos, cobertores, fraldas infantis e geriátricas, brinquedos, alimentos não perecíveis e até latinhas de alumínio e plástico para os catadores da ASMAC. As doações formaram uma “montanha” de sacolas no hall de entrada da escola.

As doações arrecadadas serão encaminhadas para Hospital da Baleia; Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte; Projeto Ser Humano, que atende a população carente do Norte de Minas; Lar Maria Clara; JOCUM (Jovens Com Uma Missão) do aglomerado da Serra – Favela do Cafezal; ASMAC (Associação dos Catadores Autônomos de materiais recicláveis de Contagem).

Desigualdade X consumismo

Segundo a diretora do Colégio, Aleluia Heringer Teixeira, o significado de ficar sem sapatos por um dia e a doação tenta amenizar a carência do outro.

“Ao nosso lado e em nossas ruas, temos inúmeras pessoas desprovidas de qualquer bem material, inclusive, um par de sapatos, símbolo desta campanha. “Talvez seja esse um ponto de partida para nossa reflexão sobre o quanto precisamos avançar como povo para diminuir as desigualdades e injustiças sociais. Isso também nos leva a pensar sobre o consumismo: precisamos mesmo de tantos sapatos, roupas e outros bens?”, questiona a educadora.

Uma questão de dignidade humana

A aluna do 2ª série do Ensino Médio, Karolyne Michele Moura Raftopoulos, participa pela terceira vez do evento.

“Ajudei na divulgação, indo às salas de aula para falar sobre o significado e o objetivo deste dia, porque acredito que uma gota faz a diferença no oceano. Além disso, “Um dia sem sapatos” não é apenas um momento para fazer doações para quem precisa, seu significado vai além da questão material. Ficar com os pés no chão nos ajuda a experimentar o sentimento das pessoas que sofrem privações”, diz.

Cecília Siman, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, conta que também participou da divulgação, indo às salas de aula para falar não apenas da importância das doações mas, principalmente, do significado desta causa.

“É incrível perceber o poder de mobilização que nós temos. “Um dia sem sapatos” é uma causa nobre, mas distante de nós. Aqui, no Colégio, as pessoas não têm carências de sapatos, roupas ou alimentos, mesmo assim, conseguimos uma enorme adesão e isto é muito importante. Para muitos, é desconfortável ficar com os pés no chão, mas é preciso lembrar que quem não tem sapatos, roupas, moradia, enfrenta problemas reais de saúde e de falta de dignidade humana”, afirma.

\"\"

CSA: iniciativa pioneira no Brasil

Segundo a direção, o Colégio Santo Agostinho – Contagem é, atualmente, a única instituição, no Brasil, a aderir à campanha mundial, “Um dia sem sapatos”.

A campanha está em sua quinta edição e busca chamar a atenção para o grande número de crianças nos países pobres e em desenvolvimento que crescem sem sapatos, tendo de caminhar quilômetros para conseguir comida e água, ajuda médica e frequentar as escolas (que frequentemente exigem sapatos como uniforme). Uma das principais causas de doenças nessas áreas é a presença de parasitas no solo.

O projeto foi criado pelo viajante norte-americano Blake Mycoski que, em 2006, em viagem pela Argentina, conheceu crianças num povoado e descobriu que elas não tinham sapatos para proteger seus pés. Querendo ajudar, ele criou a TOMS Shoes, uma empresa que, a cada novo par vendido, doa um par de sapatos para uma criança em necessidade.

\"\"

Fonte: Assessoria de Comunicação do CSA Contagem:

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br