Data de publicação: 17-05-2013 00:00:00

Enem 2013 – Mudanças na correção da redação

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: ebc.com.br

Por Lorayne François

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a diferença entre as notas dos dois corretores não pode ultrapassar 100 pontos – no ano passado era possível chegar aos 200 pontos. Caso a diferença permaneça, a correção será feita por uma banca de especialistas.

Em 2012, um candidato descreveu como preparar um macarrão instantâneo e recebeu mais da metade da nota na redação. Em 2013 a correção vai ser mais rigorosa e as redações que apresentarem partes do texto sem conexão com o tema proposto, vão ser anuladas.

O coordenador acadêmico da Nova Faculdade, Pedro Henrique Ramos, acredita que as mudanças são tentativas do Ministério da Educação de chegar a um ponto comum, levando em consideração os questionamentos já feitos pelos estudantes.

“O Enem é um instrumento de avaliação homogênio, de nível nacional e veio para ficar. É necessário ter mais transparência para trazer mais segurança aos candidatos. O MEC deseja que os exames sejam levados mais a sério, mas é preciso melhorá-lo para torná-lo democrático e mais justo”, afirma Pedro Henrique.

Conforme o MEC, além da inclusão nas universidades federais e particulares, o Enem pode ser usado também para solicitar bolsa de estudos pelo Prouni, obter benefícios do programa Fies, participar do programa Ciência sem Fronteiras e tirar o certificado de conclusão do ensino médio.

Prova e inscrição

No primeiro dia do exame serão aplicadas provas de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia os candidatos vão responder questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática, além da redação.

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais serão abertos às 12 horas.

Os interessados devem se inscrever até o dia 27 de maio pelo site do Enem.

O prazo final para o pagamento da inscrição é até o dia 29 de maio. A taxa é de R$35.

A isenção do pagamento da inscrição é para o candidato que concluiu o ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escola da Educação Básica e também para aquele que comprovar que a renda per capita da família é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Dados

Segundo o último levantamento realizado pelo Ministério da Educação, às 18h30 dessa quinta-feira, 2.379.125 candidatos já realizaram as inscrições.

A estimativa do MEC é que mais de 6 milhões de estudantes realizem o exame neste ano de 2013. A prova será aplicada em 1.632 municípios brasileiros, em 15 mil locais. A aplicação envolve 600 mil profissionais, entre coordenadores, chefes de sala, fiscais e apoio.

Fonte: Portal do MEC

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br