Foto: Divulgação SEE
As inscrições começaram nesta segunda-feira (17) e vão até o dia 21 de junho, gratuitamente. O cadastro é um levantamento utilizado para o planejamento e garantia de vaga ao estudante na rede pública de ensino.
Em Belo Horizonte, os pais ou responsáveis devem realizar o cadastro nas Agências dos Correios. Já na região metropolitana e no interior do estado, as inscrições devem ser feitas em postos de cadastramentos definidos pelas comissões municipais de cadastro e matrícula.
Para se inscrever é preciso que as crianças tenham 6 anos completos até o dia 31 de março de 2014, para entrar no primeiro ano do ensino fundamental. Além desses, podem se inscrever também, os demais candidatos a vagas de outros anos do ensino fundamental que desejam iniciar ou retomar os estudos nas redes públicas.
Documentação
Para realizar o cadastro é preciso apresentar os seguintes documentos (original ou cópia): certidão de nascimento, comprovante de residência e documento comprobatório expedido pela escola de origem (no caso de transferência para as redes públicas ou retoma de estudos).
O candidato que realizar o cadastro dentro do prazo determinado terá a vaga garantida em uma escola pública próxima a residência. Já aquele que não realizar a inscrição dentro do prazo será reencaminhado para a escola onde houver vagas restantes.
A matrícula dos cadastrados para o início do ano letivo de 2014 será no período de 16 a 20 de dezembro de 2013.
Outras informações pelo site da Secretaria de Estado de Educação.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação