Data de publicação: 19-08-2013 00:00:00

O Ensino a Distância

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Divulgação/literatus.edu.br

¹Claudia Maria de Freitas
²Jorge Luis Teixeira
³Adriana Carla Gomes da Silva
³-¹Antônio Saccá

A Educação a Distância evoluiu através de diversas gerações (Moore & Kearsley, 1996). A partir da segunda metade do século XIX, a correspondência ou o estudo em casa transformaram-se em uma forma legítima de instrução, devido ao desenvolvimento de serviços postais baratos na Europa e nos Estados Unidos. Os instrutores passaram a emitir textos, guias de estudo e outros materiais impressos pelo correio aos estudantes que ganharam o crédito para terminar atribuições específicas com sucesso. O modelo de correspondência transformou-se na primeira geração de Ensino a Distância, que é ainda o método predominante fora dos Estados Unidos.

O advento de universidades abertas e o uso da transmissão e de mídia gravados representam a segunda geração de Educação a Distância. No final da década de 1960 e início da década de 1970 educadores começaram a experimentar o uso de rádio, televisão, áudio- tapes e telefone em combinação com guias de estudo e biblioteca local, fornecendo oportunidade educacional a estudantes que antes se encontravam geograficamente isolados de qualquer tipo de instrução, (DEMO, 1999).

Desde o início este tipo de ensinamento teve que enfrentar a desconfiança que seria uma oportunidade de menor aprendizado, e que o desenvolvimento de um sistema mais flexível e dinâmico seria muito mais atrativo.

Vale destacar que a educação epistolar utilizada pela educação a distância por correspondência tem servido de base para as diversas opções que tem se materializado neste campo e que geralmente pretendem ampliar o acesso ao ensino, fruto de umas novas atitudes pedagógicas, que coloca o aluno em primeiro lugar e a instituição em segundo lugar. Devemos lembrar que existe em primeiro lugar uma fila cada vez maior para as instituições que efetuam o ensino a distância, a qual não deixa de ser um desafio mundial a implementação da mesma. (DEMO, 1999).

¹Mestre ADM/ Profª Nova Faculdade
²Mestre ADM/ Profº Nova Faculdade
³Mestranda ADM/ Profª Nova Faculdade
³-¹Mestrando ADM/ Profª Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br