Data de publicação: 30-09-2013 00:00:00

Programa Ciência sem Fronteiras vai abrir nova chamada em outubro

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Divulgação/Agência Brasil

As chamadas vão ser abertas pelo governo federal para estudantes que desejam participar do programa que tem como objetivo promover intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação. A finalidade do Ciência sem Fronteiras é manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

As novas bolsas de estudos vão ser destinadas para universidades de 17 países. A abertura de nova chamada em outubro foi informada pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (30).

As bolsas concedidas são para áreas ligadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, como engenharia, medicina, ciências bimédicas, da computação, tecnológicas, ciências agrárias, ente outras.

Para participar do programa é preciso que o estudante tenha feito, pelo menos, 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e tenha um bom desempenho no curso superior que realiza no Brasil. 

Os selecionados estudam por um ano em universidades e institutos de pesquisa de alta qualidade no exterior e realizam estágios nos principais laboratórios e empresas do mundo.

Todos os custos do estudante, incluindo a mensalidade da universidade, moradia e alimentação são pagas pelo governo federal. Além disso, é oferecido também curso de línguas de até seis meses no país de destino.

Os principais destinos dos estudantes são Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha e Coreia do Sul.

Bolsas de estudo

Segundo Dilma Rousseff, com dois anos de atuação no Brasil o programa já concedeu mais de 53 mil bolsas de estudos. Desses, 14 mil concluíram os estudos no exterior, no período de um ano.

A meta é que em quatro anos do programa Ciência sem Fronteiras sejam oferecidas 101 mil bolsas aos brasileiros. 

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br