Data de publicação: 30-09-2013 00:00:00

Todos Falam, Poucos se Comunicam

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

¹Carlos Alberto Santiago Simplício
²Luciani Dalmaschio

Falar é simples. Todos (ou quase todos) fazem isso. A questão principal é: de que forma as palavras podem pesar e influenciar um resultado? De que forma podem realmente estabelecer uma interação com os outros? Interagir é a capacidade de se identificar com as pessoas e relacionar-se com elas de determinada forma. Em outras palavras: é a capacidade de influenciar e de ser influenciado pela comunicação. E essa capacidade qualquer um pode aprender.

Comunicamos a todo o momento e das mais variadas formas. Mesmo sem dizer uma única palavra, passamos aos outros inúmeras mensagens através de gestos, expressões, olhares, silêncios. Contudo, isso não nos garante a eficácia comunicativa.

Comunicar é muito mais do que falar ou transmitir uma mensagem, implica relacionar-se com as outras pessoas, conectar-se verdadeiramente com elas. Por isso, partimos do princípio de que a capacidade de comunicação não nasce conosco, ela deve ser desenvolvida e trabalhada. Todos podem se tornar eficientes comunicadores, basta que nos empenhemos nessa arte que requer trabalho e muita dedicação. E, quanto mais cedo começarmos, melhor. Afinal, a comunicação melhora muito os resultados que alcançamos, nos relacionamentos, na carreira, na vida.

As pessoas que se comunicam de forma eficaz estabelecem e mantêm relações mais positivas e profícuas com quem as rodeia, seja na família, no grupo de amigos ou no trabalho. Elas influenciam mais facilmente os outros, vendem melhor as suas ideias, projetos, produtos e serviços. Isso abre caminho para o sucesso pessoal e profissional.

Aqueles que fazem novos contatos com facilidade, por meio de atos comunicativos, aumentam a sua rede social e, consequentemente, têm acesso a inúmeras oportunidades. Pessoas que sabem se comunicar inspiram seus interlocutores porque lhes falam ao coração.

Por isso, é essencial treinar a competência comunicativa. A melhor forma de fazer isso é aproveitar ou criar o máximo de oportunidades para pôr à prova seu discurso. Podemos optar por participar de grupos de discussões, cursos práticos, fazer apresentações ou discursos nas reuniões familiares e profissionais, realizar intervenções nos espaços de debate que nos são oferecidos nos eventos a que assistimos, entre outras coisas. Independentemente da situação em que comunicamos, devemos sempre avaliar a nossa performance para que possamos melhorá-la continuamente.

Assim, comuniquemos sempre. É pela palavra que o homem se faz homem. É pelo dizer que fazemos com que as coisas ganhem pertinência no mundo. Pela palavra e por suas mais diversas manifestações simbolizamos a vida.

¹ Mestre em Economia – ISEG / Professor da Nova Faculdade
² Doutora em Linguística – UFMG / Professor da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br